quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Parando de tomar pílula anticoncepcional | Pele | Depressão

Fonte

Olá, gente!

Pelo que podem esperar pelo título, vou relatar a minha experiência após parar de tomar pílula anticoncepcional e os motivos que me levaram a isso. Não gosto muito de me expor, mas fiz um esforço para, quem sabe, poder ajudar alguém que passa pela mesma situação.


Comecei a tomar pílula aos 16 anos por indicação da minha ginecologista porque não queria engravidar, tinha cólicas, irritação e enxaqueca insuportáveis, pele muito oleosa e acne. Na época, comecei com a Yasmin e pouco tempo depois mudei para a Yaz, que é considerada uma das pílulas com mais baixa dosagem de hormônio disponíveis.

Tomar pílula sempre foi muito conveniente para mim: escolhia quando iria menstruar, não me preocupava com gravidez e as cólicas diminuíram drasticamente. A minha pele melhorou bastante, apesar de ainda aparecerem espinhas eventuais e muitos cravos. Não tive nenhum problema que é constantemente associado a quem toma pílula, como trombose, embolia, ganho de peso, AVC etc. Nunca pensei em parar de tomar, mesmo com a enxurrada de relatos sugerindo métodos alternativos que estavam pipocando nas redes sociais. Aliás, as ginecologistas sempre me diziam que se eu estava me sentindo bem, não havia motivo para mudar. Afinal, "não se mexe em time que está ganhando". Foram cerca de 15 anos usando a pílula.

Em maio desse ano, comecei a me sentir extremamente deprimida, ansiosa, com muitas variações de humor, pensamentos suicidas e com a sensação de que nada que eu fazia valia a pena. Parei de fazer várias coisas das quais eu gostava, como escrever no blog (aliás, eu peço muitas desculpas a quem me pedia atualizações). A gente é bombardeada com notícias negativas o tempo todo, principalmente porque me considero uma pessoa super sensível, que absorve o sofrimento alheio de forma muito intensa. É verdade que estamos todos passando por um momento difícil no Brasil, mas saber lidar com isso depende muito do nosso estado psicológico. Como ajudar animais e inspirar pessoas se estamos mal?

Fonte

Já tinha tomado antidepressivos aos 23 anos e em junho desse ano tive que tomar novamente. O alerta vermelho surgiu quando eu li em algum lugar que tomar pílula poderia desencadear depressão em quem já tem predisposição. Eu nunca pensei que isso poderia ocorrer (nunca me alertaram!). Mas um estudo recente (leia aqui em português) indicou que existe uma associação significativa em usuárias de pílula anticoncepcional e uso de antidepressivos, sugerindo que um dos efeitos colaterais de métodos hormonais era aumentar o risco de depressão.

Decidi então parar de tomar a pílula e, como não quero engravidar, optei pelo DIU de cobre (pretendo fazer um post futuramente sobre a minha experiência com ele).

Após alguns meses sem tomar pílula, consultei com uma endocrinologista para saber se havia algum desbalanço hormonal e felizmente os exames estavam normais. De um modo geral, notei em mim as seguintes mudanças:

  • uma diferença enorme na libido. Parecia que eu era castrada e não sabia!
  • nenhuma diferença na pele. Esse era o meu maior medo ao parar de tomar pílula. No entanto, por incrível que pareça, a minha pele não piorou nem melhorou. Surgiram algumas espinhas na tpm, mas nada que me incomodasse.
  • a menstruação regularizou em pouco tempo, mas o fluxo aumentou bastante
  • TPM totalmente suportável
  • diminuição de manchinhas escuras no rosto (melasma)
  • meus seios "murcharam" um pouco
  • aumento de oleosidade nas costas
  • até agora não tive nenhuma enxaqueca
  • ganhei massa muscular e perdi gordura abdominal (me senti mais disposta a malhar e correr)
  • o principal: finalmente comecei a gostar de mim novamente


Conclusão

Se você está tomando pílula e sente que está "enlouquecendo" e sem controle de suas emoções, converse com a sua ginecologista e considere usar outro método anticoncepcional.

Essa foi apenas a minha experiência. Não estou dizendo que esses sintomas e efeitos irão se repetir para todos, mas também não acredito que tomar pílula seja para todo mundo, especialmente em quem já tem pré disposição a ter depressão ou histórico familiar. Espero que o post tenha sido útil! 


Obs: Eu não me sinto culpada nem considero hipocrisia o fato de eu ser vegana e ter tomado pílula (que é necessariamente testada em animais). Já falei anteriormente sobre isso.


Links interessantes

https://www.theguardian.com/commentisfree/2016/oct/03/pill-linked-depression-doctors-hormonal-contraceptives

http://exame.abril.com.br/tecnologia/anticoncepcional-hormonal-pode-duplicar-risco-de-depressao/

http://noticias.r7.com/saude/fotos/anticoncepcional-afeta-memoria-emocoes-e-pode-mudar-estrutura-do-cerebro-diz-estudo-18042015#!/foto/1

https://lookaholic.wordpress.com/2016/03/03/cinco-meses-sem-tomar-anticoncepcional/

27 comentários:

  1. Eu também me sinto melhor quando paro de tomar a pílula, mas o problema é que tenho SOP, aí atrasa tudo, prende o intestino e a TPM dura o tempo todo que está em atraso. É péssimo! Triste!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Nelma! Já ouvi dizer que alimentação ajuda muito nesse caso, mas não sei se funciona para todo mundo.
      Boa sorte!

      Excluir
  2. Olá Eliana,
    Espero que estejas melhor: mal li o quarto parágrafo fiquei preocupadíssima contigo :c Fizeste bem em parar de tomar a pílula: não posso falar da minha experiência porque nunca a tomei, mas já tinha lido as infinitas contra-indicações que ela comporta.

    Beijinho*

    ResponderExcluir
  3. Olá, após mais de 10 anos tomando a pilula também resolvi parar, comecei a encanar com a coisa toda e matérias falando sobre os malefícios da pilula também me fizeram repensar, o ponto final foi quando meu homeopata disse que era bom dar um tempo. Parei, já tem 1 ano e meio. Demorou muito para minha menstruação voltar ao normal, mas agora está bem ok! Datas certinhas e com fluxo pequeno. Na TPM sinto-me mais irritada e com pouca dor de cabeça, cólica zero, mas também nunca tive. A pele piorou muito, meu rosto ficou um caos e agora controlo com hidratante com melaleuca e um ácido a noite, mas as cicatrizes ainda ficaram. Não tive alteração de peso. A libido com ctz melhorou bastante. No geral não vejo grandes mudanças sem a pilula, mas sinto de uma forma geral que estou respeitando mais o meu corpo dessa forma, e assim continuarei. Pilula nunca mais. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Heloisa,
      Obrigada pelo seu relato!
      A gente fica com medo de parar por não saber o que vai mudar, mas no final das contas é bem mais simples do que imaginamos, né?

      Acho que você pode usar um ácido leve para manchas de espinhas, como o da Theraskin ou da Ada Tina (ambos são cruelty free).

      Beijos

      Excluir
    2. Olá Eliana... vou procurar esses produtos que você mencionou. Obrigada pela atenção.

      Bjss

      Excluir
  4. Obrigada por postar isso! Sério, as pessoas precisam saber que acontece esse tipo de situação! Anticoncepcional precisa ser bem monitorado, não só tomar e ponto final.
    Eu tomei pílula dos 16 até os 21/22 - sentia algumas coisas? Claro, principalmente inchaço nas pernas. Ai fui em um gineco que me falou q era efeito da pílula e toda uma historia, então me indicou um implante anticoncepcional que ficava no braço. Nos primeiros dias foi bom, pq tava saindo os efeitos da pílula, mas depois de um tempo vieram muitas mudanças físicas e emocionais em mim, atribui tudo a minha rotina.
    Eis que esse ano, com 24 anos, comecei a pesquisar pq tava me sentindo muito "LIXO" e achei vários relatos sobre situações similares com pessoas que tinham esse implante. Consegui tirar ele faz duas semanas e já senti uma baita diferença no meu emocional.
    Peço desculpas contar todo minha história, mas queria te mostrar como sua atitude foi importante :)
    Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que foi útil, Luda!
      Não tem que pedir desculpas não! Quanto mais relatos divulgados, mais estatística teremos para que as pessoas comecem a pensar antes de tomar ou parar de tomar definitivamente. Já li que esse implante é mais prejudicial mesmo...
      Beijos e obrigada pela mensagem!

      Excluir
  5. Nossa, obrigada e parabéns por esta postagem! Parece que você estava me descrevendo no texto. Também sinto todos esses sintomas e quero muito parar a pílula. Ler o seu relato me encorajou bastante. Aguardo o post sobre o DIU de cobre, pois também quero colocá-lo e estou com um pouco de receio... Boa sorte e espero que consiga retomar o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mariana!
      Fico feliz em saber que o post ajudou de alguma forma.

      O DIU de cobre é bem controverso. Em algumas pessoas ele pode ser doloroso. No meu caso, é bom saber que não estou ingerindo hormônios, mas as cólicas aumentaram muito mesmo! E o fluxo também... Será meu próximo post!

      Excluir
  6. Boa tarde Eliana! Primeiramente muito obrigada por compartilhar conosco esse momento da sua vida, pois lendo seu depoimento me identifiquei e resolvi procurar a minha Gine e ver outro método contraceptivo. Digo isso pois, comigo ocorreu algo parecido. Comecei a tomar anticoncepcional com uns 18 anos, e com 20 fui diagnosticada com depressão moderada/grave com picos de ansiedade. Fiz tratamento por anos (remédios, acompanhamento medico e psicológico) e finalmente esse ano me senti segura pra parar com os remédios (coisa que ja vinha fazendo a redução gradativamente) estou as 6 meses sem remédios e me sinto relativamente bem, na verdade não mudou nada de quando eu tomava pra agora. Porem estou emocionalmente instável, parece que estou numa montanha russa emocional, porem suportável e controlável nada perto de como eu ficava quando estava na faze mais critica do tratamento. O seu depoimento me encorajou ainda mais a trocar o método contraceptivo. Sou vegana a 1 e meio, e ja vinha querendo parar com o anticoncepcional oral por motivação ética (evito remédios ao maximo possível) e por querer uma vida mais saudável e plena. Seu post foi o ponta pé final que faltava pra eu reunir coragem e falar com a minha gine sobre outras possibilidades. Novamente muito obrigada, você não tem idéia de como foi bom ler seu depoimento, como eu disse era o empurrãozinho que me faltava <3

    ResponderExcluir
  7. Excelente seu post. Quando resolvi me tornar vegetariana e depois vegana, comecei a pensar que não fazia mto sentido escolher por uma vida mais natural e continuar usando anticoncepcional! Eu parei em 2015! No começo senti que a acne aumentou (tomava o Qlaira) mas agora estou mais estabilizada. E por incrivel que pareça meu ciclo esta bem regular...
    Sobre o antidepressivo: eu tive sindrome do panico em 2013 e desde então alguns episódios foram acontecendo em 2014/2015 e tambem esse ano. Tomei primeiramente a sertralina (que foi pessima, nao conseguia comer), depois em 2014 tomei um outro cujo nome esqueci, mas achei que demorou mto pra fazer efeito e esse ano achei o melhor remédio de todos os que havia tomado (pondera, que é paroxetina). Tomei por uns 7 meses e resolvi parar... mas tenho problema na tireóide e sei que isso desregula meus hormonios. Porem, fui na endocrino, ela me pediu os exames hormonais (de testosterona, inclusive) porque minha libido diminuiu consideravelmente depois que eu descobri o hipotireoidismo. Mas to com fé que conseguirei reverter esses "problemas"... Parei com o remédio e tenho tentado opções mais naturais para me acalmar, pois meu humor tem oscilado muito! :( Mas ó, parar de tomar o anticoncepcional (e hoje em dia só uso camisinha) foi a melhor escolha que pude fazer!

    ResponderExcluir
  8. Eu parei de tomar e minha pele ficou DESTRUIDA. Concordo com a parte da líbido, agora quero dar o dia inteiro, mas a minha pele está muito oleosa e feia, e o desejo por doces voltou em 1000%, destrói minha auto estima. Vou voltar a tomar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lina, a decisão de voltar a tomar é sua. Mas eu no seu lugar tentaria ir numa dermatologista e pedir uma receita para manipular um ácido para a pele contendo Adapaleno + Peróxido de benzoílo. Há alguns anos quando estava em época de provas a minha pele estava toda pipocada e depois de poucos dias aplicando esse ácido a minha pele melhorou muito.
      E o desejo por doces não pode ser alguma deficiência nutricional?
      Boa sorte!

      Excluir
  9. Parabéns pela sua coragem e com certeza vai ajudar muita gente que não tem nem noção que a pílula possa causar esse tipo de problema.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Primeiro: acabei de descobri seu blog! Estou migrando minhas maquiagens para opções veganas e reduzindo o consumo de carne e derivados. Então estou lendo bastante para entender e ver o que se adequa ou não a mim, e a que eu posso me adequar. Enfim, é um processo.
    Achei interessante seu relato pois passei por situação similar. Tomo anticoncepcionais desde 7 anos (tive alterações hormonais que levaram os médicos a prescreverem anticoncepcionais para manter os hormonios regulados). Então foram 24 anos tomando anticoncepcional quase ininterruptamente. As duas vezes que tentei parar eu simplesmente não mestruava, então era obrigada a voltar.
    Sob tratamento psicológico eu iniciei esse processo permanente de me estudar, me conhecer, me entender. Eu não conseguia entender a razão da tristeza permanente. Não cheguei a ter depressão, mas eu sempre tinha uma nuvem negra de tristeza sobre mim.
    Li na internet ano passado alguns relatos de meninas que tinham depressão e melhoraram após parar o anticoncepcional, além de todas as contraindicações que eu não sabia que existiam. Como minha vida sexual sempre foi inativa (eu não tinha tesão nenhum), resolvi tentar.
    O que eu notei:
    1) desejo sexual. Eu me considerava quase assexual, mas percebi que eu tenho desejo sexual como todo mundo, até tive problemas para lidar com o nível de desejo que passei a ter, e que aumenta significativamente quando estou ovulando.
    2) Meu ciclo menstrual está super regular. E as fases do meu ciclo são muito claras agora. Sei quando estou ovulando pelo desejo e alteração do muco. Sei que estou de TPM pois fico um pouco chorosa (fico mais emocional mas não triste), com muito desejo sexual, e com algumas espinhas (especialmente na testa). Dois dias antes de mestruar tenho cólicas leves. O primeiro dia de menstruação é com uma cólica gigante, mas o tempo reduziu para dois dias e uma borrinha no terceiro dia. Ah! Meus seios ficam bem inchados durante a menstruação.
    3) Minha pele voltou a ter espinhas esporádicas, mas eu resolvo fácil com óleo de tea tree (melaleuca) aplicado puro sobre a espinha. Seca rapidinho. A oleosidade reduziu, e a pele do meu corpo ficou um pouquinho seca. Mas ganhei espinhas nas costas.
    4) As dores de cabeça constantes desapareceram. Agora quando tenho dor de cabeça sempre sei o motivo. Normalmente é muscular, tensão, irritação ou má posição ao dormir. Aliás eu estou dormindo bem, menos horas (cerca de 7h) mas acordo muito bem disposta! Antes por mais que eu dormisse eu continuava com sono e cansada.
    5) Aquela nuvem negra desapareceu completamente em dois meses. Parei de tomar em fevereiro, e desde então meu humor estabilizou, minha autoestima só tem aumentado, me sinto mais leve e tranquila. Quando meu humor muda hoje eu consigo identificar a causa sabe? Eu consigo parar e encontrar a causa da mudança de humor.
    6) Meu cabelo está crescendo mais rápido, e as crises de psoríase reduziram. Mas isso pode estar associado ao uso de Óleo Essencial de Alecrim e Ylang Ylang que eu adiciono ao Condicionador e máscaras, e ter mudado meus tratamentos capilares para No poo. E as unhas também estão crescendo mais rápido e uniformes, e novamente pode estar associado ao uso de óleo essencial, nesse caso de tea tree (melaleuca).
    É isso. Vai que ajudamos mais alguma menina/mulher a entender o próprio corpo?
    Bju

    ResponderExcluir
  12. Olá Eliana, que bom que parou com a pílula. ..Concordo com suas leitoras,esse remedinho tão pequeno faz um estrago no nosso corpo... Tomei o Yasmim por 10 anos ee parei de tomar já fazem dois anos, comecei a sentir ansiedade e depois depressão, horrível parecia que ia me matar. .. Comecei um tratamento homeopático e estou me tratando. Quero me curar disso logo,anticoncepcional deveria ter muito mais informações para nós antes de começarmos a tomar. Se wu soubesse que ia acontecer tudo isso, jamais teria começado a tomar. Boa sorte para todas. Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oii Eliana! Encontrei seu blog por tratar-se de beleza vegana - estou super interessada no assunto e seus posts estão ajudando MTO! - enfim, eu li este seu post sobre o anticoncepcional porque estou vivendo situações muito semelhantes às suas!
    Tomei Yaz, Selene, Minima e Miranova (ao todo foram 7 anos) e há 2 meses, eu parei... Até agora senti algumas poucas mudanças de humor (por exemplo) que já me fazem pensar que valeu a pena largar essa droga!
    Fico feliz que suas impressões sejam as mesmas! :)
    Beijos! Continue escrevendo, por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem bom que o blog está sendo útil! Fico feliz! Também achei que valeu muito a pena ter parado de tomar. São pequenas melhorias na qualidade de vida que fazem uma diferença enorme!
      Vou retomar o blog sim!
      Beijos

      Excluir
  14. Olá meninas, comecei a tomar o Elani Ciclo com 16 anos,e agora estou com 26. Parei de tomar em Novembro, esta fazendo 3 meses, vou relatar as minhas experiências.

    Contras:
    * Minha menstruação não desce desde Novembro.
    * Meu cabelo esta caindo em tufos, de monte mesmo, comecei a tomar Pantogar.
    * Pele do rosto super Oleosa.
    * Me surgiu algumas pipoquinhas no pescoço, mas espinhas graças a Deus nenhuma.

    Mas tenho os lados bons.

    * Sem espinhas.
    * As crises de ansiedade, mau humor, depressão simplesmente desapareceram.
    * Libido voltou com tudo, com tudo mesmo.
    * Meu corpo desinchou totalmente, barriga sequinha.

    Bom, essa é a minha experiência, ja tomei cha de arruda, cha de canela e até agora nada de menstruar, ja marquei ginecologista.
    e vocês tem mais alguma dica para queda de cabelo?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  15. Olá meninas, comecei a tomar o Elani Ciclo com 16 anos,e agora estou com 26. Parei de tomar em Novembro, esta fazendo 3 meses, vou relatar as minhas experiências.

    Contras:
    * Minha menstruação não desce desde Novembro.
    * Meu cabelo esta caindo em tufos, de monte mesmo, comecei a tomar Pantogar.
    * Pele do rosto super Oleosa.
    * Me surgiu algumas pipoquinhas no pescoço, mas espinhas graças a Deus nenhuma.

    Mas tenho os lados bons.

    * Sem espinhas.
    * As crises de ansiedade, mau humor, depressão simplesmente desapareceram.
    * Libido voltou com tudo, com tudo mesmo.
    * Meu corpo desinchou totalmente, barriga sequinha.

    Bom, essa é a minha experiência, ja tomei cha de arruda, cha de canela e até agora nada de menstruar, ja marquei ginecologista.
    e vocês tem mais alguma dica para queda de cabelo?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Eliana, a alegria que me deu ver que você tinha voltado a postar! Já vinha monitorando você há um tempo, esperando que tudo estivesse bem. Sempre admirei você, o modo como você se dedica a tudo, e a sua inteligência única. Por favor, não esqueça que você é inspiração pra muita gente, incluindo eu. Alem de tudo, o post não poderia vir em melhor hora, já que venho considerando parar com meu anti. Obrigada por tudo, fique bem

    ResponderExcluir
  17. Eu tomo pilulas anticoncepcionais específicas para tratamento de cisto, e se eu parar de tomar, volta ainda pior, ou seja, tenho que tomar para o resto da minha vida. Nesse caso, é questão de saúde, certo?

    ResponderExcluir
  18. Como este post foi importante pra mim! Estou passando pela mesma coisa, são quase cinco anos de AC. Só tomava o Selene pra pele, tentei parar duas vezes mas deram tantos cravos que desisti. Agora vou seguir firme e forte, independente dos efeitos de "abstinência".
    Resolvi parar pq minha família tem tendência à trombose e varizes, e reparei que de um ano pra cá cada dia que passa aparece um vasinho novo nas pernas, já está começando a incomodar. Agora lendo sobre este lance da depressão, muita coisa faz sentido, tbm estou bem mais deprimida. Ainda estou no primeiro mês sem este veneno. Muito obrigada por compartilhar sua experiência.

    ResponderExcluir