Resposta do SAC | The Body Shop


Em setembro deste ano a Natura concluiu a compra da The Body Shop pela L'Oréal (veja aqui). Atualmente a Natura alega não testar mais em animais desde 2006 (veja aqui), diferentemente da L'Oréal, que financia testes em animais na China. A The Body Shop possui uma política bem aberta contra testes em animais e alinhou-se à Cruelty Free International com uma petição para acabar com os testes de animais para cosméticos no mundo. Caso ainda não tenha assinado, assine aqui (já são quase 3 milhões de assinaturas!).



De acordo com a entrevista para o Estadão, João Paulo Ferreira, presidente da Natura, disse que a meta é entrar em novas regiões no mundo, mas a China, pelo menos por enquanto, não está em avaliação.

"Naquele país, há testes com animais para a produção de cosméticos e como isso é uma prática em que não estamos alinhados, estamos monitorando a situação de perto para tomarmos a decisão de entrarmos nesse mercado."


Dessa forma, apesar da Natura não ser uma empresa vegana, já que alguns produtos ainda levam ingredientes de origem animal, agora a The Body Shop pertence à uma empresa-mãe cruelty free.

A TBS disponibiliza a composição completa dos ingredientes no site para a maioria dos produtos. Para saber quais produtos são veganos, enviei um e-mail à The Body Shop brasileira questionando sobre os ingredientes de origem animal e esta foi a resposta:


Pela resposta, os únicos ingredientes de origem animal utilizados pela empresa são o leite de cabra e o mel (honey/cera alba). O leite de cabra está presente apenas nos produtos da linha da Body Store (empresa brasileira parceira da The Body Shop). Sendo assim, o leite de cabra não está presente nos produtos das TBS internacionais. Acredito e espero que essa linha seja abolida futuramente.


No site inglês da TBS, canadense e dos EUA, é possível ver que alguns produtos possuem a menção de "100% vegan" em uma lista enorme de produtos. Espero que essa lista apareça também no site brasileiro. Quando a menção em um produto é "100% vegetariano", quer dizer que possui mel/cera alba.

Eu acredito que empresas grandes são capazes de fazer grandes transformações e, contanto que o produto seja isento de ingredientes de origem animal, aqui no blog eu apoiarei a The Body Shop.

Obs: como muitas pessoas ainda me perguntam sobre a Natura, estou tentando uma resposta conclusiva sobre os ingredientes de origem animal utilizados pela empresa. Assim que receber uma resposta completa e convincente, postarei aqui.


2 comentários:

  1. Oi! Tudo bem?
    Sinceramente eu não compro Natura. Pelo que eu sei além de utilizar ingredientes de origem animal ela ainda não garante que os fornecedores de matéria prima não testam.Você sabe algo sobre isso? Adoro teu blog! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila! Obrigada pela mensagem!
      Pelo site da Natura eles alegam que não testam em animais e que não compram de fornecedores que testam. Antigamente compravam de uma filial do laboratório que testava para outras empresas, mas o laboratório fechou e agora possuem pesquisas em laboratórios na Europa onde os testes em animais para cosméticos são proibidos. Quanto aos ingredientes, alguns produtos são isentos de ingredientes de origem animal, outros não. Farei um post sobre isso em breve, com links e resposta da Natura, ok? Beijos!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.