quarta-feira, 22 de março de 2017

Novidades | Maquiagens Veganas Nacionais

A preferência pela maquiagem vegana é um reflexo da mudança de pensamento no qual tenta-se escolher o que consumimos de forma mais responsável. Essa tendência vem se expandindo globalmente conforme se cria a consciência de que os animais não devem ser explorados para fins cosméticos, seja em testes ou como matéria prima.  

Para uma maquiagem ser vegana, é preciso que a empresa não realize ou financie testes em animais e também não possua ingredientes de origem animal, tais como: lanolina (retirada do sebo de carneiros), estearatos e glicerina oriundos de gordura animal, cera alba (cera de abelha), colágeno (retirado da cartilagem de animais), carmine (insetos esmagados) etc. Algumas marcas ainda vão além e produzem maquiagens orgânicas (cuja parte da matéria-prima é proveniente de cultivo livre de agrotóxicos e são consideradas sustentáveis, além de desenvolvidas com ingredientes naturais.


Veja os últimos lançamentos de maquiagens veganas no Brasil para todos os tipos de bolsos e gostos que vão fazer os olhos (e a pele) de apaixonadas por maquiagens brilharem.



BAIMS


(Baims/Divulgação)

A Baims é uma empresa que veio da Alemanha e possui maquiagens não só veganas, como naturais e orgânicas. As embalagens são feitas em bambu e evita-se o uso de plástico. Os pincéis possuem cerdas sintéticas e são feitos com alumínio reciclado. Os produtos possuem certificação orgânica, vegan e cruelty free. É vendida na loja virtual e em algumas lojas físicas. 



BIOZENTHI



(Biozenthi/Divulgação)

A Biozenthi lançou uma linha de maquiagens veganas e hipoalergênicas composta por batons líquidos matte, bases e protetores solar e pode ser comprada na loja virtual da marca.


SIMPLE ORGANIC


(Simple Organic/Divulgação)

A marca Simple Organic foi lançada no SPFW e já iniciou a pré-venda de maquiagens naturais e orgânicas, sendo grande parte delas veganas (alguns itens possuem cera alba), no site da marca.



ORGANELA


Todas os itens de maquiagem da marca são veganos, naturais e certificados orgânicos. Podem ser comprados na loja virtual da Organela.


ARTE DOS AROMAS



A empresa é conhecida pelos cosméticos para peles e tem alguns produtos com certificação orgânica. Recentemente foram lançadas 4 cores de batons e podem ser encontrados na loja virtual da Arte dos Aromas. 


DONA ORGÂNICA

(Divulgação)

A Dona Orgânica veio da Alemanha e além de serem veganas (com exceção dos batons Stick), as maquiagens possuem ingredientes orgânicos e as embalagens possuem uma pegada sustentável, feitas em bambu, evitando-se o uso de plástico. Podem ser compradas em lojas virtuais e algumas lojas físicas.

FACE IT



(Cabéra / Clicio Barroso/Divulgação)

A Face It produz batons veganos certificados pela PETA com formulações naturais, focando em qualidade e pigmentação. Podem ser encontrados no site da empresa.



MACRILAN


A Macrilan não é totalmente vegana, já que alguns pincéis são feitos com pelo animal, mas recentemente lançou a linha de pincéis profissionais MAX, que possui todas as cerdas sintéticas. O preço de cada pincel é bastante acessível e pode ser encontrado em perfumarias e diversas lojas virtuais.



(Divulgação/Maquiadoro)



OH! MARIA



(Divulgação)


O site da marca ainda está em construção desde muito tempo, mas é possível ver que alguns itens de maquiagens já possui a menção de "formulado sem derivados de animais". Caso queira receber atualizações, deixe o seu e-mail na caixa de novidades do site.




KIKO MILANO




A marca italiana Kiko Cosmetics chegou ao Brasil com preços acessíveis e está para iniciar a venda online no site. De acordo com o site Cruelty Free Kitty, a marca afirmou que não realiza testes em animais (seguindo as diretrizes da União Européia) e não vende na China (onde os testes de cosméticos em animais são exigidos). No FAQ do site, a empresa afirma que ainda utilizam cera de abelha, lanolina, carmine e alguns pincéis de cerdas de pelo animal. No entanto, a alternativa vegetal/sintética sempre é priorizada e basta ler a lista ingredientes no site para se certificar quando um item é vegano (quando não possui estes ingredientes). 

Pelo que pude entender, os esmaltes, lápis labiais, lápis de olhos, algumas sombras da linha Smart Colour, base em pó, corretivos e batom líquido são alguns exemplos de itens sem ingredientes de origem animal.



HOT MAKEUP



A marca chegou ao Brasil há poucos meses e pode ser encontrada em lojas virtuais como Sephora e Beleza na Web. Nem tudo é vegano, mas os produtos que são veganos estão indicados no site internacional da empresa com o selo da PETA de "vegan and cruelty free".




AMETSA



Os produtos possuem certificação de cruelty free da PETA e com exceção do batom de cor "Fátima", que contém cera de abelha, todas as outras cores são veganas segundo o SAC. Podem ser comprados no site da Ametsa.


HERBIA


 (Lohasstore/Divulgação)
                                                                    
A Herbia produz cosméticos orgânicos e totalmente veganos. Recentemente foram lançados batons com acabamento matte e máscara de cílios. 

Podem ser encontrados na loja virtual Lohas Store.


CATIVA NATUREZA


A Cativa produz cosméticos orgânicos, com certificação IBD e totalmente veganos. Recentemente foi lançada uma linha completa de maquiagem com máscara de cílios, batons, base, corretivo, pó combacto, blush, delineador, bronzer, iluminador e uma paleta de sombras. 

Podem ser encontrados na loja virtual da Cativa.


NEGRA ROSA


A Rosangela do blog Negra Rosa criou uma linha de bases líquidas voltada para peles morenas e negras, cruelty free e sem ingredientes de origem animal. Atualmente somente as bases são veganas, mas há a vontade em veganizar os outros produtos.

As bases podem ser encontradas na loja virtual da marca. 

16 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Enfim um post que reúne várias marcas, porque sempre que vou procurar algo, eventualmente esqueço de uma ou outra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Sabrina! Vou incluir mais coisas aqui sempre que souber de novidades.

      Excluir
  3. Eu salvei esse post ou esse post me salvou?

    ResponderExcluir
  4. Amei o post! Vai facilitar bastante as comprinhas *u*

    ResponderExcluir
  5. Quanta coisa, Eliana!! Que demais!
    Algumas delas eu já sabia, mas essas gringas eu tava por fora. Só conhecia a Kiko, na verdade. E massa que tem batom líquido vegano nacional. :3
    Aê!
    Muito feliz com esse post.

    ResponderExcluir
  6. Você viu as coisas novas de makeup geek? tem batom em bala, batom líquido... :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de ver! Tem muita coisa nova e vegana!

      Excluir
  7. Oi Eliana! Eu gosto sempre de dar preferência as marcas totalmente veganas. Acho que faltou falar da Lush :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nick, eu já falei muito sobre a Lush aqui no blog: http://belezavegan.blogspot.com.br/search?q=lush

      Não citei a Lush porque esse post era sobre novidades e lançamentos de 2016-2017! Eu gosto muito das makes da Lush!

      Excluir