Receita | Sabonete líquido


Sabe aqueles restinhos de sabonete em barra que não ensaboam e ficam difíceis de usar? Ao invés de jogar fora, é possível reaproveitá-los. Eu descobri essa dica no blog "Moda Verde", mas ao invés de deixá-los no formato sólido, preferi fazer sabonete líquido a partir de sobras de sabonete em barra.

Há alguns meses eu comecei a juntar todos restinhos de sabonete em barra e coloquei em um pote de vidro no banheiro. Depois de mais ou menos 10 a 15 pedacinhos, enchi o pote com água filtrada (cerca de 3 vezes o volume de sabonete) e deixei por mais alguns dias até que derretesse um pouco.


Despejei o conteúdo em uma panela e aqueci em fogo baixo por cerca de 5 minutos. A consistência fica muito líquida mesmo, não se preocupe que depois que volta a temperatura ambiente, solidifica.



Eu acrescentei à mistura 1 colher de sopa de glicerina vegetal, algumas gotas de óleo essencial de tea tree e corante alimentício rosa (é totalmente opcional, só usei para fins estéticos).

Aproveitei a embalagem vazia de sabonete líquido e essa quantidade da receita me rendeu 500 ml.

A consistência final depende dos sabonetes usados, podendo ficar cremoso (sabonetes brancos mais hidratantes) ou mais pegajoso (sabonetes translúcidos glicerinados).



9 comentários:

  1. Muito legal!
    Gostei da dica!

    bjs

    http://nandaaflordapele.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Você ARRASA!!!!! VOU FAZER COM CERTEZA.

    ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  3. Que legal, nunca pensei que dava certo fazer isso. Li seu post ontem e já guardei um sabonetinho pra testar.
    Queria te fazer uma pergunta fora de tópico... Você conhece alguma vitamina para o cabelo que seja vegan? A minha dermatologista me receitou pill food e acho até que dá pra veganizar algumas coisas, mas desanimei e estou procurando algo similar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafaela, conheço apenas importado que envia pro Brasil: http://www.iherb.com/Deva-Hair-Nails-Skin-90-Tablets/55153

      Excluir
  4. Ótima ideia de reaproveitamento Eliana!!! E, muito obrigada pela citação do blog Moda Verde! Bjs, Litza Mattos

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.