segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Receita | Desodorante líquido de pedra hume



Para mim o desodorante de cristal de alúmen de potássio, que também é chamado de pedra hume, funciona muito bem (tem resenha aqui e aqui) e dura o dia todo sem problemas. Sua eficácia se deve às propriedades anti-sépticas, adstringentes e cicatrizantes. Ele não mancha roupas, não escurece a pele, não arde e não possui cheiro. No entanto, ele é chatinho de aplicar e nem todo mundo tem paciência de ficar passando por 1 minuto em cada axila. Além disso, a pedra precisa de ser molhada. Eu também ouvi de algumas pessoas que estão tendo dificuldades de encontrar para comprar.

Outro problema que aconteceu comigo e outras pessoas também podem ter é que o cristal caiu no chão e espatifou em pedaços. Como o alúmen de potássio é solúvel em água, deixei as pedrinhas dissolverem em água quente e usei a solução como desodorante em frasco com spray. 

Caso você não tenha o desodorante de cristal, é possível comprar pedra hume em pó ou em barra em farmácias. O potinho de 50 g de pedra hume em pó custa cerca de R$3,00 e a barra de 130 g da marca Rapozo custa cerca de R$10,00 (essa contém parabeno). A barra pode ser quebrada com a ajuda de um pano e um martelo.



Receita (pode aumentar a quantidade mantendo as proporções):

- 5 g de pedra hume em pó ou em pedaços da barra
- 30 ml de água quente
- 3 gotas de óleo essencial de tea tree e lavandin ou lavanda (opcional, perfuma e aumenta o poder antibacteriano)
- 1/2 colher de chá de glicerina vegetal (opcional, hidrata a pele)

Modo de fazer:
Quebre a barra em pedaços pequenos ou dissolva a pedra hume em pó na água quente. Demora um pouquinho para dissolver completamente. Adicione glicerina e as gotas de óleo essencial. Com a ajuda de um funil despeje a água em um frasco com borrifador ou roll on. Agite antes de usar e aplique cerca de 3 borrifadas em cada axila limpa.



Obs. 1 - Resposta da Farmax (sac@farmax.com.br):

Prezada Eliana,
A Farmax não realiza testes em animais. Todas as análises dos nossos mais de 160 produtos feitas interna e externamente são aplicadas em humanos ou feitas pelos modernos equipamentos que a empresa possui.
A linha de medicamentos produzidos pela Farmax são os chamados simplificados (de acordo com a Resolução 199/2006 da ANVISA). Para estes produtos são necessário testes físico-químicos e microbiológicos de comprovação de qualidade. Estes testes são feitos em laboratórios internos da empresa. Os teste são realizados de acordo com as farmacopeias aceitas pela ANVISA.
Nossa linha de cosméticos é composta por produtos de registro grau 1 e registro grau 2. Nos de registro grau 1 são necessários somente testes físico-químicos e microbiológicos. Os de registro grau 2, além dos testes físico-químicos e microbiológicos, são necessários também testes clínicos para comprovação do estabelecido na rotulagem, como por exemplo, fator de proteção solar, não comedogênico, etc.. Estes testes clínicos são realizados em laboratórios externos aprovados pela ANVISA através de uma habilitação chamada REBLAS e todos feitos em humanos.

A empresa está de portas abertas caso alguém tenha interesse em conhecer todo nosso processo de análises e testes, bem como consultar todos os laudos de testes feitos externamente.

Atenciosamente,



Obs. 2 - Informação do site da Ideal:

"A empresa também apoia amplamente projetos ambientais e sociais, operando de forma sustentável em todas as suas etapas de trabalho e sendo absolutamente contra a realização de testes em animais. [...] Em respeito à vida e absolutamente contra os maus tratos a animais, a Ideal Cosméticos NÃO realiza testes nos mesmos."


9 comentários:

  1. Achei bem interessante essa alternativa, é meio difícil achar desodorante vegano, eu estava usando leite de rosas, mas não tinha total certeza sobre ser cruelty-free ou vegano. E eu também estava tendo o problema de que o leite de rosas não dura tanto tempo quanto eu gostaria. Talvez essa seja a solução pra mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O leite de rosas não funciona comigo! E ele ainda tem álcool, que arde e escurece a pele. Acho que ele é vegano sim.

      Excluir
  2. que maravilhosa vc é, mulherrrrr <3
    eu vi uma receita de desodorante assim liquido feito com bicarbonato e os OE se não me engano e tava querendo testar muito, mas já gostei demais e mais da sua. Vou quebrar um pedaço da minha pedra aqui pra fazer kkkkkk e eu acredito que vai ficar muito eficiente do que quando uso ela sozinha e. Bom, verei ou então compro esse em pó mesmo. Amei ♥
    beijos =**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Grazi! ♥
      Que bom que gostou da ideia! Se fizer, avisa se deu certo! :)
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Eliana. Esse seu post com a receita do desodorante de pedra hume foi minha salvação. Há tempos tenho procurado aqui na minha cidade e na internet o desodorante crystal, mas infelizmente não encontro. Já fui na farmácia e comprei a pedra hume em pó. Quero fazer o desodorante o quanto antes. Quero te fazer umas perguntinhas: 5g será que é o mesmo que o colher de café ou de chá?? Outra coisa, se a ideia da glicerina é hidratar será que podemos usar outro óleo como o de coco? Aguardo seu retorno para prepará-lo. Abraço e gratidão por postar tantas coisas bacanas que nos ajudam no veganismo. Acompanho sempre seu trabalho. beijos Lu

    ResponderExcluir
  4. Que ideia fabulosa *.*
    Eu tenho a pedra em casa, mas eu transpiro absurdos e não da conta, na hora do almoço ja esta com cheiro. Vou tentar essa alternativa. muito obrigada :)

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a receita, simples, barata e fácil! Obrigada :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a receita! Uma pergunta: ele deixa aquele cheirinho de suor? Estou usando um desodorante natural que encontrei na minha cidade, mas infelizmente para mim ele deixa as axilas fedorentas.

    ResponderExcluir