Resposta do SAC | Guati Cosméticos




A Guati é uma indústria que produz cosméticos para diversas empresas, incluindo marcas como Carrefour, Dia, Orgânica e Renner. Há algum tempo a marca Carrefour (que não produz, apenas distribui os produtos da Guati) lançou uma linha de sabonetes vegetais e resolvi perguntar para o SAC (atendimento@guati.com.br):



Olá, bom dia!

Gostaria de saber se a GUATI realiza testes em animais ou os solicita a terceiros. 

Além disso, gostaria de saber se os sabonetes vegetais possuem algum tipo de ingrediente derivado de origem animal.

Obrigada, 
Eliana


E a resposta:


"Nossos sabonetes possuem massa base vegetal e aditivos minerais e químicos. A própria massa base vegetal contém uma parcela de glicerina vegetal, produto da reação de saponificação do óleo vegetal, caso o sabonete tenha aditivo de glicerina, será de glicerina sem procedência garantida de ser de origem animal ou vegetal.

De todos os sabonetes que eu conheço, ditos vegetais, na sua formulação é encontrado aditivos químicos e minerais, mesmo constando no rótulo serem vegetais.

Quanto a testes em animais, não compactuamos com isso também, porem, não certificamos fornecedores de matérias prima com essa exigência por não ser a nossa proposta de fornecer produtos veganos, 100% vegetais ou orgânicos."

_____

Com essa resposta, fica claro que a empresa não tem interesse em atender o público vegano e tanto os sabonetes vegetais da marca Carrefour quanto da marca Orgânica que, apesar de alegarem possuir base vegetal, não são veganos por conterem glicerina que pode ser de origem vegetal ou animal

É questionável que as informações do rótulo deixam a entender que se trata de um sabonete sem derivados animais, mas na verdade se trata apenas da ausência de sebo/gordura animal (ou tallowate).
  



Estou quase terminando de escrever um post com várias opções de sabonetes veganos, mas a minha sugestão é: escrevam para lá e peçam para que selecionem fornecedores de glicerina de origem vegetal.

4 comentários:

  1. minha mãe às vezes compra esse sabonete, já vou alertá-la.
    Mas que lixo de resposta, hein =S Não sei qual a importância em dizer que o sabonete é com base 100% vegetal e sem gordura animal então, fica uma coisa tão perdida de tudo. Vou escrever pra eles mesmo!
    obrigada pelo post =D

    ResponderExcluir
  2. Na embalagem do Organica parece muito que o sabonete é vegan, tanto que um dia quase comprei.

    ResponderExcluir
  3. Na embalagem do Organica dá mesmo a entender ser vegan, tanto que um dia quase comprei.

    ResponderExcluir
  4. O que eu gostei foi a siceridade da resposta. Não ficaram enrolando, que nem o SAC da natura, já deram na lata que não. É um sabonete barato? Talvez queiram pegar um publico que tá procurando preço e não composição. Vou enviar email pro sac pedindo por um produto vegetal e que tenham certeza quanto aos testes

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.