Resenha | Serum capilar - Riquezas da Terra



A Riquezas da Terra é uma pequena indústria de cosméticos orgânicos e naturais localizada no sul de Minas (Carrancas, cidade cheia de cachoeiras!). A maioria dos produtos são livres de ingredientes de origem animal (deixa claro no rótulo a menção de vegan) e as sócias se mostraram super abertas a eliminar os ingredientes de origem animal de alguns produtos, como o leite e o mel, já que pode-se obter aminoácidos de origem sintética e proteínas vegetais tão eficazes quanto.

Uma das preocupações da empresa é tentar utilizar ingredientes mais naturais e que minimizam o impacto no meio ambiente. Por exemplo, nos shampoos é utilizado um tensoativo suave derivado da cana-de-açúcar orgânica, importado pela Rhodia e aprovado pela ECOCERT. Ele é capaz de agir como o sulfato para a limpeza do cabelo, mas sem os aspectos negativos que ele acarreta. Por enquanto os produtos não possuem um selo de certificação orgânica, mas existe a preocupação de obtê-lo no futuro. 

Estou usando o sérum de Murumuru, Cupuaçu, Coco e Pracaxi da linha Nature Amazon, que é uma das linhas veganas da empresa. Este sérum composto por óleos orgânicos da Amazônia é indicado para eliminar o frizz e hidratar o cabelo, além de oferecer proteção solar e térmica devido à presença dos óleos - ele não possui silicones, sulfatos ou petrolatos, sendo portanto também indicado para adeptos do no/low poo.



Apesar de ser rico em óleos vegetais, este sérum não pesou nem deixou oleoso. Na verdade ele deixou meu cabelo bastante maleável, muito macio e brilhoso. Tem cheiro muito suave.

Eu uso 1 pump e meio no comprimento e pontas do cabelo úmido. Acredito que quem possui cabelo muito ressecado, pode usar maior quantidade sem preocupar em deixar o cabelo pesado.



Um dos ativos principais é o pantenol (pró vitamina B5), o qual é conhecido por conferir ação hidratante e umectante sem apresentar aspecto oleoso. A propriedade de absorver água do pantenol acarreta em maciez e maleabilidade aos fios. Meu cabelo ama pantenol, mas nem todo pantenol é de origem vegetal. Além disso, o famoso bepantol (que contém pantenol) pertence à Bayer, que testa em animais.

Muito legal que os ingredientes vem indicados com a origem

Composição: Aqua (Água); Ceatryl Alcool (espessante derivado do óleo de coco); Metasulfato Berreniltrimônio (agente condicionante suave derivado do óleo de Canola C22); Acid Lactate (corretor de pH derivado da fermentação da cana de açúcar); Pantenol (Pró Vitamina D); Tocopherol (Vitamina E); Orbignya oleifera orgânico (óleo de coco babaçu orgânico); Astrocaryum Murumuru Seed Butter (Óleo Murumuru orgânico); Theobroma Grandflorum (óleo cupuaçu orgânico); Pentaclethera macroloba seed (Óleo pracaxi orgânico); Sodium Benzoate Potassium Sorbate; Benzyl Alcohol (conservantes autorizados pela ECOCERT).

Obs: segundo a sócia Andréa: "Como somos uma indústria, temos como rastrear todo o processo produtivo, desde a escolha dos fornecedores até o produto final." 



Recebi também o shampoo e o condicionador da mesma linha para cabelos oleosos e ultimamente eu tenho gostado MUITO do aspecto do meu cabelo.


Quem se interessou, a loja virtual é a http://www.lojariquezasdaterra.com.br/

O preço do sérum é R$26. Na página de Facebook sempre são anunciadas promoções de até 30%  https://www.facebook.com/riquezasdaterra

12 comentários:

  1. Oi Eliana!

    Que coincidência, tb estou usando esse serum! Estava procurando um leave in orgânico e acabei achando essa marca, que achei super legal. Como meu cabelo está bem curto, uso menos de um pump e passo só nas pontas, mas senti que diminui muito o frizz e hidrata bastante também. Estou só esperando acabar meu shampoo da Cativa para experimentar a linha de Copaíba dessa marca. :)

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara!
      Ele é ótimo, não é? Estou adorando. O meu cabelo também deu muito certo com o shampoo, condicionador para cabelos oleosos e com este serum! Bom saber que você também gostou.
      Beijos

      Excluir
  2. Eliana, você sabe de algum protetor térmico pro cabelo?

    P.S: adoro o blog e desde que me mudei pra BH suas referências gastronômicas têm me ajudado muito!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana!

      Fico feliz em saber que o blog esteja ajudando. Pretendo voltar a postar mais sobre guias gastronômicos em BH!

      O melhor ingrediente para proteger o cabelo é o silicone, mas como tenho evitado ao máximo, acredito que este serum já tenha proteção térmica porque possui pantenol e óleo de pracaxi na composição. Eles são considerados "silicones" naturais.

      Beijos

      Excluir
  3. Poxa, que bacana! Muito bom saber da preocupação da marca e deles se disponibilizarem a veganizar todos os produtos. Lindo isso! :)
    Achei o preço bom também.
    Eu tô a procura de algum produto que deixe meu cabelo meio pesado, como quando fica sujo (que é quando fica bonito. ele limpo fica escorrido demais, não gosto. :~). Sou péssima pra produto de cabelo, não conheço muita coisa. hahaha :x
    Ah, seu cabelo tá liiiiiiiiiiiiiindo! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Melissa! <3

      Gostei bastante dos produtos e da postura da empresa!

      Eu também procuro por produtos assim, tipo um texturizador para dar volume, não é? Cheguei a testar um shampoo seco da Lush, mas ainda não tenho uma opinião formada :/
      Engraçado, meu cabelo sujo fica muito mais escorrido na raiz, também odeio!
      Beijos

      Excluir
  4. Olá Eliana, primeiramente adoro seu blog!!! Se tiver como me esclarecer essa dúvida:

    Eu lavo meus cabelos, espero secar e necessito passar algo para proteger do calor da chapinha. Meus cabelos são secos e grossos, então necessito de algo que não seja líquido como água pois resseca mais ainda. Esse serum é indicado para isso? O óleo de pracaxi puro também?
    Atualmente o que uso é uma pomada de uma marca que diz não testar e nem possuir ingredientes de origem animal mas possui lanolim na fórmula e como primeiros ingredientes o petrolatum e a parafina. Uso a anos e foi o melhor que no meu cabelo até hoje. É meu único produto capilar não vegano que uso e necessito achar um que o substitua.

    Bjos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! :)
      O óleo de pracaxi puro pode proteger o cabelo do sol e do calor, mas ele sozinho pode acabar pesando seu cabelo e deixando emplastado. Ele é um óleo mais denso.
      Esse leave in da Riquezas tem com uma das funções proteger contra chapinha, já que contém esse óleo de pracaxi mais o pantenol, que podem substituir o silicone. E com a vantagem de não pesar.
      Qual a marca da sua pomada? A parafina não é de origem animal, mas só serve para baratear os custos dos produtos, porque ela não melhora em nada a situação do cabelo e ainda pode acumular nos fios (depois procura por "build up" e "low poo").

      Eu também gosto muito do leave in da Zerran, mas ele é bem mais caro e difícil de comprar (só no salão do Rio e alguns sites).

      Excluir
    2. Oi Eliane, muito obrigada pro responder! Ta anotado, irei fazer um teste primeiro com da Riquezas da Terra e esse da Zerran já tinha ouvido falar na marca mas nem sabia que o salão era no Rio (moro aqui então fica mais fácil).

      A pomada é da Salon Line

      http://perfumariaseiki.vteximg.com.br/arquivos/ids/160864-1000-1000/Pomada-Professional---Salon-Line.jpg

      Excluir
    3. Ah, mas esse produto tem a proposta um pouco diferente, porque ele modela. É uma pomada. Esse da Riquezas é um leave in, ajuda a diminuir o frizz e deixa o cabelo mais macio e hidratado.
      Eu sei que a Feito Brasil tem uma pomada, mas sempre achei que ela fosse mais indicada para cabelos curtos.
      http://feitobrasilcosmeticos.com.br/produto/pomada-capilar-texturizadora/

      A Keune e a Paul Mitchell também tem pomadas veganas.

      Que bom que é do Rio! O salão fica na Av. Nossa Senhora de Copacabana, na altura do posto 6.

      Excluir
  5. Eliana, me ajude por favor.Estou usando a linha de Shampoo e condicionador da herbia Lippia Alba. Mas comprei a hidratação da macadamia deep heair natural oil que contém silicone insolúvel e uso tbm o protetor termico got2b. Estou fazendo errado em usar algo orgânico mas contrariar por estar usando a máscara que tem silicone? O que vc me recomenda? Desde já obrigada
    Bjao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Acredito que você poderia usar um shampoo com sulfato uma vez por semana para retirar os silicones insolúveis. E depois que os produtos acabarem, tentar comprar apenas máscaras e leave in contendo silicones solúveis.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.