quinta-feira, 28 de maio de 2015

Produtos veganos que tenho usado no cabelo

Olá, gente! Desculpem a ausência de posts! :)


Eu não frequento muito salões de beleza (no máximo 1 vez a cada 6 meses para cortar), mas tento manter uma rotina de cuidados com o cabelo em casa, alternando shampoos, máscaras e óleos. Deixei de descolorir há 3 anos, quando ele era loiro muito claro. Hoje o meu cabelo está com a cor 80% natural, mas as pontas ainda estão descoloridas e com tintura. De vez em quando faço babyliss ou chapinha. A situação dele é: raiz oleosa e pontas ressecadas.

É importante lembrar que esses mesmos produtos, se fossem usados quando o meu cabelo era descolorido, não trariam resultados tão satisfatórios. Ou seja, eu iria precisar de produtos mais potentes e indicados para cabelos descoloridos/tingidos. Seguindo a lógica, assim que eu cortar a parte danificada, a tendência é ir diminuindo os produtos e simplificar os cuidados.

Estes são os produtos que eu tenho usado e dão certo para o meu cabelo. Todos eles são veganos, ou seja, não pertencem à marcas que testam em animais nem contém ingredientes de origem animal.

1. Shampoo e Condicionador - Moroccan Argan da Acure



Essa dupla possui a composição mais interessante que eu já encontrei e deu resultados incríveis e imediatos. O condicionador em mim funciona como uma máscara nutritiva. É extremamente emoliente e deixa a sensação de que derrete o cabelo. Eu nem preciso aguardar muito tempo com ele no cabelo para fazer efeito. Uns 3 minutinhos já são suficientes para o cabelo ficar super macio, maleável e brilhoso. Só pra constar, já estou no 3º tubo de condicionador.

A composição do condicionador leva ativos como o óleo de argan orgânico, CoQ10, óleo de Sea Buckthorn, óleo de semente de abóbora, manteiga de cacau, arginina, pantenol, além de vários extratos vegetais.
 
Ingredientes: Organic euterpe oleracea (acai) berry, organic rubus fruticosus (blackberry), organic rosa canina (rosehips), organic punica granatum (pomegranate), Organic Fair Trade Certified rooibos, cetearyl alcohol, behentrimonium chloride, stearylkonium chloride, vegetable glycerin, glucono delta lactone (fermented sugar), organic argania spinosa (argan) oil, cetearyl glucoside (from corn and glucose), guar hydroxypropyltrimonium chloride (guar gum conditioner), glyceryl stearate (vegetable-derived), l-arginine (amino acid), Organic Fair Trade theobroma cacao (cocoa) seed butter, sorbitan olivate (from olives + sugar), panthenol (pro-vitamin B5), cellulose (plant derived), d-alpha tocopherol acetate (natural vitamin E), lactic acid (vegetable derived), hippophae rhamnoides (sea buckthorn) seed oil, organic curcubita pepo (pumpkin) seed oil, ubiquinone (CoQ10), argania spinosa (argan) stem cells, glycerophosphoinositol lysine (from sunflower), prunus dulcis (almond) extract, cinnamomum aromaticum (cassia bark) oil.

Tanto o shampoo como o condicionador, por terem uma composição muito rica em nutrientes, são muito hidratantes e se eu usar todos os dias a raiz do cabelo fica um pouco oleosa e o comprimento fica sobrecarregado e muito resistente. Dessa forma, costumo usá-los no máximo 2 vezes por semana.

Tanto o shampoo quanto o condicionador possuem cheiro de óleo de amêndoas e cereja. Não é uma delícia, mas é agradável.

Eu compro através do iherb, que de tempos em tempos entra em promoção (20% off em todos os produtos de beleza, por exemplo). Quando compro o condicionador sozinho (para evitar taxas), o valor total fica em 4 ou 5 dólares + frete ($4.45) = 9 dólares.

"...música horrível dos anos 80 que você ouve quando não tem ninguém por perto"... Vontade de morar nesse rótulo! <3





2. Máscara - Fixação da Cor da Surya


Essa é uma máscara barata e acessível, mas muito boa. A composição é rica em extratos vegetais orgânicos, possui ingredientes emolientes e hidratantes, como aloe vera e manteiga de cupuaçu. Ela é bastante densa e também deixa a sensação de cabelo derretido com pouco produto. O cheiro de henna não é dos melhores, assim como os outros produtos da linha, mas não me incomoda.

O rótulo indica um tempo de 15 minutos para agir no  cabelo, mas eu deixo uns 5 minutinhos mesmo ("ain't nobody got time for that!"). Ou seja, ela faz a função de condicionador. Outra coisa que eu gosto de fazer é usar essa máscara como "base" para misturar outros produtos que o pessoal costuma chamar de "batizar" (no meu caso, uso condicionadores orgânicos que não desembaraçam direito o cabelo, óleos, ampolas da Vizcaya etc). E então eu deixo agir por mais tempo.

Eu comprei (e fiz estoque) na própria loja da Surya em São Paulo por 15 reais, mas é bastante fácil de encontrar em perfumarias e lojas virtuais como: Guia Vegano, Natue.

Ingredientes: Water, Cetearyl Alcohol, Behentrimonium Methosulfate, Cetrimonium Chloride, Sorbitol, Orbignya Oleifera Seed Oil, Lawsonia Inermis Leaf Extract, Arnica Montana Flower Extract, Phyllanthus Emblica Fruit Extract, Paullinia Cupana Fruit Extract, Genipa Americana Extract, Achillea Millefolium Extract, Malva Sylvestris Extract, Corylus Rostrata Seed Extract, Daucus Carota Sativa Root Extract, Euterpe Oleracea Fruit Extract, Ziziphus Joazeiro Bark Extract, Aloe Barbadensis Leaf Extract, Malpighia Punicifolia Fruit Extract, Bertholletia Excelsa Flower Extract, Chamomilla Recutita Extract, Dehydroacetic Acid, Benzyl Alcohol, Cananga Odorata Flower Oil, Citrus Limon Fruit Oil, Citrus Sinensis Peel Extract, Citrus Aurantium Amara Flower Oil, Theobroma Grandiflorum Seed Butter, Hydroxyethylcellulose, Hydrolyzed Rice Protein, Mauritia Flexuosa Fruit Oil, Tocopheryl Acetate, Citric Acid.



3. Shampoo Antirresíduos da Phytoervas


Este shampoo não é exatamente indicado para cabelos oleosos e eu não costumo usar com a função antirresíduos, mas gosto de como o cabelo fica limpo, macio e brilhoso. Ele possui extrato de linhaça, gérmen de trigo, quinoa e lima da pérsia.

O cheiro é gostosinho, mas não fixa muito no cabelo. Quem gosta de usar shampoos antirresíduos mas tem medo de que o shampoo resseque o cabelo, esta é uma excelente opção, já que ele não resseca e nem contém sal e sulfato. E mesmo sem o sulfato, ele faz bastante espuma. Tenho usado 1 a 2 vezes por semana, mas acredito que ele pode ser usado com mais frequência, já que ele não agride o couro cabeludo como um produto antirresíduos normalmente age.

Esse shampoo é também super acessível e eu encontro em perfumarias por cerca 12-15 reais. Tem a venda em farmácias como a Onofre e Pacheco.

Quem possui cabelo muito oleoso, o shampoo anti-caspa da Phytoervas é interessante (ele contém extrato de alecrim, menta e juazeiro).

Agora os shampoos da Phytoervas estão vindo com o rótulo: "Fórmula livre de ingredientes de origem animal".


4. Máscara Pós Progressiva da Bio Extratus


Eu já escrevi a resenha dela aqui, mas resumindo:

É uma máscara nutritiva que contém queratina vegetal proveniente de 4 tipos de proteínas: trigo, milho, soja e arroz. Outro ingrediente importante que também faz ela ser rica é o Polyquartenium. Além deles, ela possui ativos como: óleos de argan, palma e cártamo, manteiga de karité e glicerídeos da soja.

No meu cabelo eu sinto uma reconstrução considerável e resultados muito satisfatórios, mas dependendo do estado do cabelo, ela pode atuar apenas como hidratação.


Eu paguei cerca de 17 reais por 250 ml em uma farmácia, mas pelo menos aqui em BH, é super fácil de encontrar.


5. Leave in da Zerran e Shampoo de lavanda da Herbia



Falei sobre a Zerran nesse post e o shampoo da Herbia neste.  O shampoo da Herbia é maravilhoso e o Serum Leave-in da Zerran é puro amor! Infelizmente eles não são muito acessíveis (o da Zerran só encontro no Rio) e por isso uso poucas vezes por mês.

Sinto que revezar produtos em ciclos é mais produtivo que usar um produto x até acabar.

6. Óleo reparador de pontas da Surya


É uma mistura de óleos vegetais orgânicos puros (argan, macadâmia, pracaxi e buriti) e o diferencial é o perfume viciante/hipnotizante dessa linha "Sapien". 

Eu gosto de usar uma borrifadinha de nada no cabelo molhado ou quando o cabelo está ressecado nas pontas porque se passar demais ele tende a deixar o cabelo oleoso. Mas se usado na medida certa, o cabelo fica brilhante e sedoso. 

Ingredientes: *Macadamia Integrifolia Seed Oil*, Coconut Alkanes Coco-caprilate Caprate, Methylheptyl Isostearate, * Penthaclethra Macroloba Seed Oil*, Argania Spinosa (Argan) Kernel Oil, Fragrance, *Mauritia Flexuosoa Fruit Oil,Tocopherol

Comprei na loja da Surya por cerca de R$50. Quem não é muito ligada em perfume e não quer gastar tanto, tenho um post com receita fácil de reparador de pontas/anti frizz que funciona da mesma forma.

2 comentários:

  1. Olá, Eliana, parabéns pelo Blog!Comprei na Iherb o shampoo e Condicionador - Moroccan Argan da Acure, que você indicou por aqui. O problema foi que quando chegou no Brasil o produto foi taxado, e a taxa é mais cara do que já paguei dos produtos, para retirar nos correios a taxe é R$ 72,00. A dúvida é: depois de já ter pago, tido maior trastorno de ir pessoalmente aos Correios,ouvir que mesmo que entre com pedido de revisão não funciona e ainda demora meses, o que acha? Vale a pena pagar mais esse valor por esse shampoo e condicionador? Obrigada! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana, obrigada pela mensagem!
      Que pena que aconteceu isso. Ultimamente a RF tem sido bastante rigorosa e taxando quase 100% das encomendas. Se a taxa de 72 reais se refere apenas ao shampoo e condicionador, eu acho que não compensa não (na minha opinião). Se vc não for pegar nos Correios, a encomenda volta e o iherb devolve o $ em forma de crédito em compras. Aí eu sugiro comprar um produto de cada vez (valor abaixo de 10 dólares), que comigo acontece de não taxarem. Mas em se tratando de RF, tudo é possível. :/
      Beijos

      Excluir