segunda-feira, 27 de abril de 2015

Resenha dos produtos da Veggie Box de março


O post está um pouquinho atrasado, mas aí vai a resenha com a minha opinião sobre os produtos da Veggie Box de março.

Quem chegou agora e ainda não conhece o serviço, eu explico sobre a Veggie Box neste post.

Os produtos recebidos deste mês foram:

  • Esmalte "Disco Dress" da Color Club
  • Lápis de olho preto da Elke
  • Sabonete de argila branca da Boutique do Corpo
  • Esponja de banho da Orgânica
  • Amostra de shampoo e condicionador da Surya
  • Amostra de absorventes orgânicos da Natracare

Vou começar com o produto que eu mais gostei e achei a maior "bola dentro" da Veggie Box.

1. Esmalte "Disco Dress" da Color Club



Os esmaltes da Color Club são importados através da Oceane Femme. Eles não testam em animais e os esmaltes não contém ingredientes de origem animal. Além disso, não possuem tolueno, formaldeído e Dibutilftalato (DBP), os quais são substâncias químicas causadoras de alergias e encontradas nas fórmulas da maioria dos esmaltes convencionais.

A cor "Disco Dress" é um roxo opaco maravilindo de cair o queixo. Achei a textura com qualidade superior aos esmaltes nacionais de farmácia e também senti que ele seca mais rápido. A duração foi de 3 dias sem usar base ou finalizadores. Não sei se foi impressão minha, mas achei que ele muda de cor com o tempo.

Preço aproximado: R$20


2. Sabonete de argila branca e macadâmia da Boutique do Corpo



Eu não conhecia a marca Boutique do Corpo e achei legal ter mais uma opção de sabonete vegetal. O sabonete é artesanal a base de glicerina vegetal. Achei um sabonete cremoso normal com cheiro de sabonete convencional. Ele faz espuma e retira a oleosidade da pele sem ressecar excessivamente. Adorei a embalagem com o símbolo de cruelty free.
Comigo não funcionou usar no rosto.

Esse sabonete não pode ser considerado natural devido à presença de sulfato.

Preço aproximado: R$5,90.

3. Lápis de olho preto da Elke


Esqueci completamente de guardar a embalagem com a composição, desculpem!

Este lápis é facilmente encontrado em farmácias e perfumarias aqui em BH. Pelo preço, acho um excelente custo-benefício. A textura é macia, fácil de esfumar e é super pretinho. A duração não é das melhores, mas é só usar um primer de olhos que ele fixa o dia inteiro. Por ser muito cremoso, ele é uma ótima base para sombras.

Preço aproximado: R$13.


Um dos ingredientes presentes na composição é a cera de abelha/cera alba (beeswax) e eu questionei a Veggie Box a respeito disso. A resposta foi a seguinte: 

"Já imaginávamos que o produto causaria polêmica, pelo (beeswax). Esse produto não contém essa composição na fórmula. O que ocorreu foi esse componente foi retirado da formula do produto em Janeiro, porem o produto não pode ser comercializado por uma questão estratégica da propria Elke sem essa informação. Nós argumentamos com eles nessa questão , mas informaram que ainda possuem milhares de embalagens com essa informação mesmo após a mudança. E uma coisa surpreendente a Elke possui cerca de 10 produtos que são veganos/cruelty free. Porem em sua descrição tecnica informam que são convencionais isso é um questão interna de posicionamente de marketing deles."

Eu achei um tanto estranho um produto possuir uma composição diferente da que está alegada no rótulo, já que alérgicos podem comprar achando ser uma coisa enquanto compram outra. O que nos resta é acreditar na palavra da empresa, mas eu não compraria da Elke até a embalagem vir com a informação correta.

Há quase 2 anos eu fiz a resenha de um lápis marrom da Elke aqui no blog e, segundo o SAC, ele não possuía nada de origem animal, nem nada suspeito composição. Atualmente os lápis vem com uma fórmula diferente. Infelizmente, algumas empresas mudam a fórmula sem mais nem menos e não temos controle sobre isso.

4. Esponja de banho da Orgânica


Eu já conhecia de nome a Orgânica em supermercados. É uma marca de produtos para banho como acessórios, escovas, buchas, sabonetes em barra e líquido e hidratantes corporais. O rótulo alega que os produtos são "puro vegetal", no entanto, todos contém 1% de mel. Eu já tentei contato com a empresa pedindo explicações, mas nunca me responderam.

A bucha é em nylon com formato de rosa.

Preço: R$9


5. Amostra de shampoo e condicionador da Surya

Eu usei esse shampoo por muito tempo há anos. Sou apaixonada pelo perfume do shampoo e do sabonete líquido de morango e buriti. Atualmente eu não costumo usar porque ele resseca o meu cabelo e o condicionador não é suficiente para hidratar, desembaraçar e deixar sem frizz. Para quem tem cabelo normal e sem químicas, é uma boa opção de shampoo e condicionador veganos baratos. 


6. Amostra de absorventes orgânicos da Natracare

A Natracare é uma empresa gringa de absorventes orgânicos e naturais e não testa em animais. Aqui no Brasil eu desconheço uma marca de absorventes cruelty free. Além disso, eles não causam alergias e não são feitos com plástico e não contém perfume.

Eu uso e recomendo altamente os coletores menstruais de silicone, mas quem prefere usar absorventes, a Natracare é uma opção vegana e ecológica.

Nesta caixinha veio uma amostra de absorvente externo, um protetor diário de calcinha e um absorvente interno.



Obs: nesta edição da Veggie Box veio uma cartinha com um poema sobre as mulheres (em homenagem ao dia 8 de março) e eu queria deixar a minha opinião. Se a ideia é ser uma box com um diferencial, será que não é hora de evitar textos irrelevantes que reforçam estereótipos e machismo? Uma mensagem sobre direitos animais seria ótimo. Melhor ainda se viesse em formato PDF para evitar papel.



Sugerir que toda mulher sonha com um príncipe encantado pode acabar nos ofendendo. Eu sei que a intenção era de agradar, mas achei desnecessário. Será que todas as mulheres podem ser estereotipadas desse jeito? Certamente não. Vivemos numa época na qual estamos reafirmando a existência de uma enorme variedade de comportamentos e interesses. Algumas de nós não estão buscando príncipes, mas princesas (aliás, a expressão "príncipe encantando" é tão 1930!). Outras mulheres não estão buscando ninguém, simplesmente porque preferem ficar sozinhas. Essa frase reforça a ideia de que não somos boas o suficientes e precisamos de um homem para dar sentido à nossa vida. É um tanto constrangedor achar que hoje em dia a mulher trabalha, estuda, dirige, é independente financeiramente e ainda tem que esperar por um príncipe encantado.

13 comentários:

  1. Nossa, essa box foi meio decepção né? Não me senti segura com a justificativa dada pela Elke.. acho que também prefiro não comprar.

    Eu comprei e to usando esse shampoo e condicionador de morango e buriti da Surya, ainda não tenho uma opinião.. não gostei muito dos primeiros resultados, mas acho que mudar de shampoo e condicionador leva um tempinho pro cabelo acostumar.. as primeiras lavagens ele parecia continuar sujo depois de secar.. agora tá começando a normalizar.. o cheirinho é ótimo, mas realmente usando ele, é necessário fazer uma hidratação de vez em quando.

    Beijos

    feirinhablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também achei decepcionante, Luísa! A desse mês eu achei que veio com produtos melhores. Também não gostei da resposta da Elke e não comprarei mais da marca até que ela deixe isso claro no rótulo.

      Ah, eu também não costumo usar o mesmo shampoo por muitos dias, sinto que o meu cabelo responde melhor quando revezo os produtos. Mas não senti que ele deixa o cabelo com sensação se sujo.

      Beijos

      Excluir
  2. Geente, como assim essa história da beeswax? :o Dizer que a fórmula mudou recentemente, e que as embalagens com a informação antiga serão usadas até o final do estoque é um argumento até razoável... mas dizer que é uma jogada de marketing da empresa? Que absurdo! Quer dizer então que eles podem escrever o que quiserem? Se quiserem, podem falar que no produto tem pó de diamante e xixi do Michael Jackson? Não tem ninguém regulando isso, Anvisa, nada? Direito do consumidor pra quê, né? Acho mais fácil a Elke ter mentido dizendo que o lápis é vegano, sendo que não é, infelizmente.. :/

    Enfim, achei liiindo o esmalte, e mais linda ainda a vista! :D
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenso, né? Também não gostei dessa história e não comprarei da marca até que ela passe a informar que são veganos no rótulo. Perdi a confiança. " xixi do Michael Jackson" LOL

      Bem que eu queria ter um pouco de tempo e saco para verificar isso no Procon, saber dos direitos do consumidor e se posso processar empresas que mentem no rótulo ou através dos SACs. Ainda pretendo fazer isso.

      Siiiimm, o esmalte roxo deu um contraste lindo com a vista, né? :D

      Beijios

      Excluir
  3. Fiquei muito decepcionada com essa caixinha. Primeiro essas cartinhas mega ofensivas "No fundo ainda procura seu príncipe encantado" kkk. Sei lá, além de negar a emancipação feminina, acho meio infantil. Depois, esse negócio do lápis, que vai além da minha compreensão. Como uma empresa vegana com o lema "Viva seus valores" aceita que seu fornecedor tenha como estratégia de marketing manter rotulação falsa, ainda por cima não vegana?! Pelo q vc narrou não só não é legal, como talvez haja aí o crime do CDC, art. 66. Finalmente, me senti extremamente lesada pelo valor da box. A assinatura é 90 e pelas suas contas a box foi 48. Mas eu compro esse esmalte por 12 e tb acho que a bucha não vale mais que 5... cancelei pq estava me sentindo uma veggieboba :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo Rafaela, achei que pisaram na bola nessa edição e espero que melhorem nas próximas. Não deixe de mandar um e-mail pra eles com críticas e sugestões! Eles costumam ser receptivos com as minhas críticas por e-mail, e me disseram que não vão enviar mais essas cartinhas. O valor total não compensou mesmo e pra uma empresa que pretende se consolidar não pode pisar na bolsa desse jeito. :/

      Essa falsa alegação é mesmo crime e eu gostaria de ter tempo e saco pra verificar no Procon se nesse caso é apenas uma atendente desinformada/mentirosa ou se procede. Não confio mais na Elke e até que eles passem a informar que o produto é vegano no rótulo (sem nenhum ingrediente duvidoso) eu não comprarei mais da marca.

      Onde vc compra esse esmalte por 12 reais?? Menina eu queria muito saber! Amei esse esmalte!

      Beijos

      Excluir
    2. Que ótimo que eles não vão mandar mais essas mensagens. Pra mim, elas só reforçavam os aspectos opressores dos produtos de beleza. Como não me identifiquei com a empresa, resolvi cancelar, mas de verdade espero que eles continuem com o trabalho de divulgação do veganismo.
      Eliana, independentemente da atendente, vc pode fazer uma reclamação online no procon, pq a responsabilidade perante o consumidor é das empresas e não dos atendentes. Demora e pode não adiantar nada, mas a princípio vc nem precisa sair de casa. Se eventualmente tiver que ir ao procon e não estiver com saco pra ir, o que é totalmente compreensível, acho que é só cancelar a reclamação.
      E essa bucha com mel? Nem acredito que vc leu a composição dela kkkk. Essas coisas mais inocentes eu não costumo ler o rótulo, mas agora já sei q pode ter mel, o q continua não fazendo nenhum sentido.
      O esmalte eu compro na Forma e Beleza, na Tijuca, Rio de Janeiro. Realmente foi a boa surpresa da caixinha, é lindo mesmo :)

      Excluir
  4. Cor linda de esmalte, Eliana!
    Poxa, vacilaram feio com esse poema, sei lá, no 8 de março. x_x
    Não confio na Elke e acho que eles mentiram mesmo porque já é de costume deles fazer isso. E achei a desculpa meio... Pois é.
    E vou concordar com a Rafaela na questão do valor da caixa.
    :* :* :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo Melissa! Como disse pra ela, é importante a gente reclamar com o pessoal da Veggie Box, porque eu queria muito que ela se consolidasse e cometer essas pisadas de bola não é legal. Às vezes eu pareço ser a única chata, já que todo mundo joga confete e só eu faço críticas (construtivas). Quem sabe se todo mundo enviar sugestões, eles repensem?

      Beijos!

      Excluir
  5. Pessoal do Veggie Box faz um trabalho lindo e longe de mim querer desencorajar, mas acho que esse mês deram muita bola fora. Se já sabiam que um produto ia dar polêmica, por que colocaram? Aliás, que história mais sem pé nem cabeça da fabricante não mudar a composição do rótulo por marketing???????? Sendo que é um marketing que justamente faz pessoas alérgicas ou veganas deixarem de comprar... tipo???? Além disso, como a (linda da) Vitória falou mais embaixo, não tem ninguém regulando isso? Porque não pode ser, que coisa estranha. A cartinha não vou nem falar nada... não basta ser machista, tem que ser brega. Aff. Já o esmalte é lindo mesmo <3 E o absorvente, pra quem não pode usar o coletor, também é muito bom. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thálita,
      Acho que nós não estamos querendo desencorajar, mas estamos fazendo críticas construtivas. Se não nos preocupássemos e não quiséssemos que a Veggie Box se consolidasse não estaríamos tentando melhorar e apontando pisadas de bola. Seria legal se todas enviássemos e-mails com sugestões e críticas.
      Eu queria ter gosto em indicar a VB, mas ainda não tenho. Existem muitos pontos a serem melhorados e espero que eles consigam corrigir esses deslizes.
      Beijos

      Excluir
  6. Você pensa exatamente como eu com relação a esses esteriotipos. Foi impossível ignorá-los no facebook no dia da mulher, que não tem muita utilidade para mim, embora eu seja uma não me diferencio dos homens. Se algo em algum homem ou mulher deve ser superiorizado não não têm relação alguma com seu sexo, afinal, antes de tudo somos apenas seres humanos com caracteristicas individuais e mutáveis também, afinal, o universo é, e nós, como uma pequena parte dele também.
    A cor do esmalte e essa sombra nos olhos - que a propósito, tem uma cor muito bonita - ficaram tipo... PERFEITAS EM VOCÊ! Quanto a embalagem errado do produto eu também ficaria com um pé atrás, além de ser super anti-ético.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vany,
      Num é? Pegou mal resumir as mulheres em um estereótipo que não as representa em sua totalidade. Eu mesma me senti diminuída e era pra ser o contrário, né? O bom é que eles me responderam que não enviarão mais essas cartinhas! \o/
      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijos

      Excluir