Produtos veganos de higiene bucal

Encontrar produtos de higiene bucal em lojas físicas no Brasil é um pouco difícil. As marcas mais comuns encontradas em farmácias e supermercados como Colgate, Oral B, Sorriso, Aquafresh (GSK), Sensodyne, Close-up (Unilever), Listerine e afins realizam testes em animais.

Dessa forma, deixo aqui algumas alternativas de produtos de higiene bucal veganos que podem ser encontrados tanto em lojas físicas como em lojas virtuais.

1. Contente


A Contente pertence à Suavetex e conta com cremes dentais, antissépticos bucais, fio dental, linha infantil e um creme dental orgânico sem flúor, parabenos e sulfato.

Segundo resposta do SAC da Suavetex, a empresa não realiza testes em animais, nem os terceiriza. Além disso, os ingredientes utilizados nos produtos não são de origem animal.



Eu uso os produtos da Contente há vários anos e recentemente testei o creme dental orgânico sem flúor. Eu gostei muito da textura, refrescância e do gostinho bom que fica na boca. Achei que ele se assemelha a um creme dental comum. No entanto, eu ainda prefiro continuar usando a linha tradicional da Contente pelo preço mais em conta e por estar ok em usar produtos com flúor (eu não encontrei nenhum estudo que me convencesse a investir em cremes dentais sem flúor. Se você tiver encontrado algum, eu gostaria de ler, por favor!). Caso esteja procurando por cremes dentais naturais e sem flúor, essa é a opção com menor preço encontrada no Brasil, inclusive acredito que tenha boa aceitabilidade por crianças.

Ponto positivo pela embalagem biodegradável

Composição dos produtos da Contente:

 

Onde comprar:

- Provegan
- Loja Vista-se
- Emporio Vegan
- Orgânico Natural
- Guia Vegano

2. Carrefour / Dental Prev/ Dentics



Apesar da foto, é importante citar que clareadores de dentes contém abrasivos que desgastam o esmalte dos dentes.

Segundo a empresa Dental Prev, responsável pela fabricação dos produtos de higiene bucal da marca Carrefour e Dentics, eles podem ser considerados veganos:

"A dentalprev fabrica os produtos da Dentics e Carrefour. Nenhum de nossos produtos são de origem animal assim como não realizamos testes em animais. As matérias-primas utilizadas para fabricação dos nossos produtos são de origem natural e alguns de origem sintética. Qualquer dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: sac@dentalprev.ind.br"

Composição:




3. Cativa Natureza

Há pouco tempo a Cativa Natureza lançou um gel dental natural e orgânico, sem flúor, xylitol, sucralose, sacarina, conservantes etc. 


Eu tive a oportunidade de testar quando recebi o gel dental através da Veggie Box de fevereiro. Como disse no post, o preço não me animou muito e o gostinho amargo que fica na boca também não é dos mais agradáveis. No entanto, ela é refrescante e faz a limpeza direitinho dos dentes, já que contém óleo essencial de melaleuca e hortelã.

Eu também curti a iniciativa da empresa em lançar esse tipo de produto. Espero que o preço melhore e consigam melhorar o gosto!

Onde comprar:


4. Lush

A Lush possui uma linha super diferente de tabletes dentais a base de bicarbonato de sódio, argila e óleos essenciais. A vantagem é a embalagem feita de caixa de papel reciclado (tubos de alumínio ou plásticos se acumulam em aterros). Basta quebrar o tablete com os dentes e iniciar a escovação.

Apesar de terem um gostinho maravilhoso, eu não curti a sensação durante a escovação. Além do mais, a minha dentista recomendou não usar nada que contenha bicarbonato de sódio (como os cremes dentais clareadores), já que ele age como um abrasivo nos dentes, desgastando o esmalte.



Onde comprar:

- loja virtual da Lush
- lojas físicas da Lush


5. Weleda

A Weleda disponibilizou no site os produtos adequados para veganos e dentre eles, estão os cremes dentais de Calêndula, Ratânia e Infantil, todos sem flúor.


Onde comprar:



6. Schraiber

A Schraiber possui uma linha de produtos veganos e um deles é o gel dental de Calêndula, o qual não possui flúor.



Onde comprar:


7. Sal da Terra Saboaria

Quem procura por um antisséptico bucal natural e sem flúor tem a opção da Sal da Terra, que não testa e não contém ingredientes animais.


Onde comprar:



8. LiveAloe

A empresa Live Aloe não testa em animais, mas ainda está longe de ser vegana (possui produtos com colágeno e queratina de origem animal por exemplo). No entanto, existem alguns produtos isentos de origem animal, como o higienizante bucal sem flúor contendo ingredientes naturais e orgânicos.


Onde comprar:

- Beleza do Campo

9. Condor

A empresa produz escovas de dente, fio dental e gel dental infantil. A empresa afirma que não testa em animais.

Resposta do SAC:

"Em relação à sua dúvida, gostaríamos de informar que a Condor, uma indústria 100% brasileira e presente em mais de 30 países, compartilha da sua preocupação com a realização de testes em animais e a utilização de insumos de origem animal.

Quanto a realização dos testes, afirmamos que nossos produtos não são testados em animais, tampouco por empresas terceirizadas da nossa cadeia industrial, da mesma forma que não compramos insumos que estes sejam necessários. Os testes que realizamos hoje utilizam-se de técnicas de cultivo microbiológico ou de dados disponíveis na base científica.

Já na aquisição de matérias primas que compõem alguns dos nossos produtos, temos certos insumos como cerdas, pelos e pele de animais para a fabricação escovas para cabelo, pincéis e rolos para pintura, mas todos estes são o produto de tosa simples ou aproveitamento de sub produtos do abate para consumo humano. Nestes casos não há abate exclusivo para esta finalidade.

Vale ressaltar que para muitos dos nossos produtos onde utilizamos insumos de origem animal, a Condor já desenvolveu alternativas de produtos com uso de matérias primas sintéticas, sendo que estes insumos além de sustentáveis e ecologicamente corretos, propiciam um manejo industrial muito mais limpo e eficiente. Temos inclusive investido recursos na comunicação destes diferenciais nos pontos de vendas pois entendemos que nossa promessa de tornar melhor a vida das pessoas é completamente associado ao modo como cuidamos do nosso planeta.

Estendemos inclusive esta sua preocupação a outras práticas sustentáveis e sociais que acreditamos compor o papel de uma organização responsável e orientada às necessidades do nosso tempo: Reciclamos mensalmente mais de 60 toneladas de garrafas PET para produção de vassouras, produzimos linhas de escovas para cabelo com cabos de madeira de fonte renovável, participamos efetivamente do movimento Outubro Rosa em parceria coma Femama com a destinação de parte das vendas de produtos exclusivos para este instituto que combate o câncer de mama, promovemos com o desenvolvimento pessoal e qualificamos profissionalmente jovens e adultos que desejam ingressar no mercado de trabalho na área da beleza através do Projeto Tesourinha e em 2012, através do programa de doações reconhecido pela Fundação Abrinq, a empresa beneficiou 162 entidades filantrópicas de todo o país, com a distribuição de 58.375 escovas dentais adultas e 69.408 escovas dentais infantis, totalizando 127.783 unidades e 106.060 materiais educativos."


Onde comprar:

- algumas farmácias
- Araujo

_______

Obs: A Sanifil não testa em animais, mas pertence à Hypermarcas, a qual detém um segmento de remédios e, por lei, é obrigada a testar em animais.

7 comentários:

  1. Eu uso creme dental Contente, e escova e fio dental Sanifil, mas agora procurarei substituí-los, o ruim mesmo é que esses outros produtos são bem difíceis de achar ):

    ResponderExcluir
  2. Oi, você sabe se a marca oral gift testa em animais? Já mandei email para eles mas não me responderam.

    ResponderExcluir
  3. Estou usando da marca Contente sem flúor e to adorando. Só em saber que não tem esses ingredientes horríveis que nos fazem mal, já fico feliz. Sobre o flúor, eu acredito que faz mal. É considerado lixo tóxico. O mais engraçado disso tudo é colocarem na água com a "desculpa" de prevenir as cáries, o que já seria um crime, já que a água é um bem de todos. É o mesmo que eu inventar de colocar um "remédinho" na água de todos pra prevenir coceira, por exemplo. Devemos ter o direito de usar ou não. Quem quiser, usa. Agora, quando colocam na água que é fundamental pra vida, como escolher usar ou não, né verdade?

    ResponderExcluir
  4. Amei o post, quando buscamos por opção de produtos para higiene bucal veganos a maioria dos sites nos leva a acreditar que só existe uma marca (contente), nada contra a marca, mas não dá pra monopolizar. Apesar da Sanifil ser da Hypermarcas, eu a recomendo para parentes não veganos. Eles não querem ter o trabalho de buscar um produto livre de crueldade, então antes um Sanifil do que um Unilever ou um P&G. Um dia os convenço que o trabalho vale a pena. 😊

    ResponderExcluir
  5. Olá, coloquei o seguinte comentário na página da orgânico natural no facebook, estou esperando a resposta da empresa a respeito do fluor.
    "Só gostaria de ter um esclarecimento da empresa, pelo o que percebi a marca orgânico natural é uma das linhas de creme dental da empresa Suavetex a qual não é usado o fluor devido a seus malefícios, assim sendo como pode esta empresa fabricar uma outra linha de creme dental convencional com esse mesmo ingrediente nocivo ?
    https://www.facebook.com/pg/cremedentalorganiconatural/reviews/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, acredito que nem todos acham que o flúor seja nocivo à saúde de adultos, principalmente porque não engolimos o creme dental. Há poucos estudos sobre os malefícios e não existem evidências de que ele é prejudicial à saúde. A linha convencional da Suavetex é bem mais em conta que a Orgânico (sem flúor) e nem todos estão dispostos a pagar mais caro por uma pasta de dente.

      Excluir
  6. Mas esses produtos tem o aval, foram atestados, ou possuem o selo da peta ou da Crelty Free?? Só se basear no que a marca da empresa, o fabricante, diz, não consigo confiar...

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.