terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Sabonetes veganos artesanais da Barra de Sabão


Barra de Sabão é uma empresa daqui de Belo Horizonte que produz sabonetes artesanais, totalmente isentos de ingredientes de origem animal e processados a frio, ou seja, bem diferentes dos industriais, nos quais se usa sulfato, por exemplo. O processo a frio preserva as propriedades dos óleos vegetais e pode levar vários dias e até meses para que ocorra a saponificação.

Lindos!

Segundo a criadora dos sabonetes, Conceição: "Na elaboração do sabonete não são utilizados produtos de origem animal como sebo de boi ou banha de porco, a exemplo de vários sabonetes comerciais; nem detergentes sintéticos como o lauril sintético. Somente óleos vegetais nobres, como o de palmiste, palma e babaçu da Amazônia, o azeite de oliva e o óleo de girassol ou de soja e o lauril vegetal, feito a partir do milho." [...] "Busquei na Aromaterapia, conhecer um pouco da sensação que cada cheiro proporciona ao nosso organismo, sensações relaxantes, refrescantes, revigorantes, energizantes, estimulantes, dentre outras, dependendo da combinação dos cheiros e dos óleos essenciais."

Estes sabonetes são feitos a partir de óleos vegetais saponificados por hidróxido de sódio (ou potássio). Há manteigas de cacau ou cupuaçu na formulação para garantir maior hidratação da pele depois da limpeza.

Em todos eles há fragrância, sendo que o verdinho contém também óleos essenciais. Pelo que eu pude perceber, me pareceu ser de eucalipto e hortelã (mas posso estar enganada!). No rótulo não consta qual deles foi utilizado.

O sabonete líquido herbal é bastante forte e me lembrou o sabonete de castela líquido (castile soap). Ele limpa profundamente e tem a consistência bem líquida. Achei que ressecou um pouco a pele do rosto, por isso uso apenas para lavar a mão.







Além de lindos, os perfumes dos sabonetes em barra que eu recebi são muito cheirosos. O rosa de frutas é bem docinho e feminino. O Breu branco tem o cheiro de manteiga de cacau predominante e é o mais cheiroso dos 3, na minha opinião. E também foi o mais hidratante. Já o verde é um herbal delicioso. O cheiro é forte na barra e durante o banho, mas depois não fixa na pele.

Eu costumo usar tanto sabonetes convencionais (Phebo e Granado) quanto os artesanais. Os sabonetes convencionais são mais fáceis de comprar e mais baratos, mas acho que os artesanais costumam ser mais hidratantes e cheirosos, além de terem todo aquele visual especial.

Dica: cortar um pedaço e usar aos poucos para evitar o desperdício.


Estes sabonetes me pareceram ótimas ideias de presentes. Acho que são fáceis de agradar e versáteis para toda a família.

O preço varia entre 8 e 10 reais na loja virtual. Acredito que seja possível também o envio por motoboy em BH.

Obs: A Laura Kim fez um vídeo super legal sobre esses sabonetes no canal "Veganismo na TV" no YouTube.

Facebook da proprietária: https://www.facebook.com/barradesabao
Loja virtual: http://www.barradesabao.com.br/Loja

4 comentários:

  1. Estou apaixonada por esses sabonetes ! Passo o natal em Bh e vou ver se compro alguns para mim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São lindos, né?
      Vale a pena experimentar!
      Beijos

      Excluir
  2. Que sabonetes mais lindos! Imagino que dá até dó de usar. hehehe
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá mesmo! :D
      Eu deixei uns pedaços na gaveta para perfumar as roupas!
      Beijos

      Excluir