terça-feira, 29 de julho de 2014

DIY | Hidratante facial para peles oleosas e sensíveis



Quem acompanha o blog há mais tempo já deve ter visto que eu sou fã do óleo de jojoba para hidratar a pele do rosto. Ele não é comedogênico e é considerado um óleo com toque seco, ao mesmo tempo que hidrata e ajuda a melhorar a acne. Ou seja, o óleo de jojoba é o óleo ideal para peles oleosas e/ou com tendência à acne. No entanto, por se tratar de um óleo, ele não deixa a pele totalmente sequinha. Quando se usa maquiagem após aplicá-lo no rosto, a duração da base diminui bastante.

Dessa forma, acabei descobrindo que o gel de aloe vera/babosa pode ser usado como hidratante facial. Já se sabe que a aloe vera possui vários benefícios para a pele, principalmente as peles sensíveis e com marcas de acne. Em cremes hidratantes, pós sol etc, a aloe vera já é largamente usada. Por isso, imaginei que a mistura de aloe vera com o óleo de jojoba daria um excelente hidratante facial, principalmente agora no frio, quando geralmente as peles mistas e oleosas ficam um caos (oleosa na zona T e ressecada no resto do rosto ¬¬).

Esse hidratante é líquido, mas é rapidamente absorvido pela pele. Depois de absorvido, tenho a impressão de que a pele fica mais esticadinha, hidratada e não fica nem um pouco oleosa, tampouco craquela. A duração da base aplicada sobre o hidratante não fica comprometida.

Na minha mistura eu costumo usar essa concentração, mas cada um pode dosar da forma que achar melhor:

  •  30 ml de Puro Gel de Aloe. Eu uso da marca Live Aloe, mas se tiver a planta (também chamada de babosa), basta retirar a polpa e bater no liquidificador. Comprei aqui
  • 10 ml de óleo de jojoba. Se certifique de que ele seja puro. Falei das opções aqui
  • 5 gotas de óleo essencial de tea tree (opcional, mas é ótimo para peles acneicas).

Agitar antes de usar e aplicar 2 ou 3 gotas no rosto, 2 vezes por dia.


19 comentários:

  1. amei,vou anotar a receita! estava pensando nisso esses dias rsrs descobri os oléos vegetais/essenciais puros e já quero todos haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Vanessa! Depois me conta o que achou deles!
      Beijos

      Excluir
  2. Excelente, Eliana! Eu tenho esse gel, mas só uso pra hidratar a argila mesmo.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Melissa! Nunca tinha usado para hidratar argila, sempre uso água ou hidrolato. É uma boa ideia para não ressecar muito a pele no frio, gostei!
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Eliana!
    Adoooro seus DIY, são sempre muito úteis <3
    Quero muito provar esse gel da livealoe, by the way.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess!
      Que bom que eles são úteis!
      Vc vai amar.. Ele não é baratinho, mas compensa porque uso sempre o gel de aloe para várias receitas,mas é uma pena que nessa embalagem só tem 200 ml.
      Beijos

      Excluir
  4. ahahaha, eu já tenho usado essa combinação desde que o tempo ficou meio seco, estou AMANDO, não troco por nada! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né??!! hahaha!
      Eu também não quero mais saber de hidratante facial. Só para a região dos olhos que eu sinto que precisa de mais hidratação, mas essa combinação dá conta do recado para o rosto.
      Beijos

      Excluir
  5. Oi Eliana! Posso usar somente o gel de aloe vera no rosto? Para a região dos olhos tenho usado o óleo de rosa mosqueta junto com o meu creme para a região dos olhos, estou gostando muito. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janaina!
      Em mim só o gel não é hidratante o suficiente.
      Sim, eu já li muitas coisas boas sobre o óleo de rosa mosqueta para a pele. Infelizmente em mim ele deu umas espinhas...
      Beijos

      Excluir
  6. Essa receita pode ficar guardada por quantos dias, Eliana?
    Por exemplo, se eu quiser fazer pra levar numa viagem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tainara,
      Eu faço toda semana um pouquinho de cada vez, mas acho que pode durar até uns 10 dias. Depois eu acredito que o cheiro e a consistência começam a alterar.

      Excluir
  7. Oi Eliana, tudo bem? Adorei a dica! Já comprei os óleos e tenho babosa em casa...só uma dúvida: por quanto tempo eu posso guardar o que sobrar dessa misturinha? Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diandra, tudo bem e você? Que bom que gostou da dica. Depois me conta se sentiu melhoras na sua pele. Eu faço toda semana um pouquinho de cada vez, tipo uns 20ml, mas acho que pode durar até uns 10 dias. Depois o cheiro e a consistência começam a alterar.

      Excluir
  8. Oi Eliana, tudo bem? Adorei a dica! Já comprei os óleos e tenho babosa em casa...só uma dúvida: por quanto tempo eu posso guardar o que sobrar dessa misturinha? Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  9. Esses óleos acham com facilidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você encontra em lojas de produtos naturais como Mundo Verde. Eu compro em lojas virtuais como
      http://www.mundodosoleos.com/oleo-de-jojoba
      http://terra-flor.com/loja/oleos-vegetais/sub-oleos-vegetais/jojoba-30ml.html

      Excluir
  10. Esses óleos acham com facilidade?

    ResponderExcluir
  11. Interessei no gel de babosa. Aliás, não sou vegana, mas dou preferência a produtos cruelty free, então adoro seu blog.

    ResponderExcluir