Receita DIY: Álcool em gel/antisséptico vegano

Não sei quanto a vocês, mas eu fico com aflição quando vejo alguém dentro do ônibus ou metrô comendo salgadinho com a mão! Além de nada higiênico, existem estudos que mostram que o contato com o corrimão de transporte público aumenta o risco de transmitir doenças respiratórias, diarreia ou conjuntivite, já que as pessoas podem coçar o nariz, a boca ou os olhos depois de segurar nas barras, que são lotadas de bactérias.

Lavar as mãos com sabonete é a melhor forma de se livrar dessas bactérias, mas nem sempre é possível lavar a mão na rua. E a maioria dos produtos bactericidas de álcool em gel são de empresas que testam em animais ou não são veganos (contém glicerina de origem animal). Além disso, muitos não são tão eficazes como alegam ser. Sem falar na presença de triclosan, substância que aumenta a resistência de bactérias e pode causar problemas de saúde.

A sugestão é fazer o seu próprio ou andar na bolsa com um frasco pequeno com álcool em gel na concentração de 70%. Não precisa ser uma pessoa obsessiva, mas vale usar o bom senso antes de comer com as mãos sujas.
Existem vários estudos clínicos que mostram que concentrações de 1% de óleo essencial de melaleuca (tea tree) são capazes de matar bactérias. Esta tabela mostra exatamente a concentração a qual cada bactéria não resiste e as devidas referências científicas.

Descobri que a lojinha Sal da Terra possui um antisséptico vegano composto por óleo essencial de melaleuca, álcool e vitamina E.

Álcool gel Natural 60 mL

Para fazer o seu, você vai precisar de:

- 30 gotas de óleo essencial de melaleuca (tea tree)
- 1 colher de sopa de álcool em gel a 70% (sugestão: marca Carrefour. A marca Veja testa em animais.)
- 100 ml de suco de aloe vera ou glicerina vegetal (para evitar o ressecamento das mãos causado pelo álcool)
- 1/4 de colher de chá de vitamina E (para preservar e aumentar a vida útil)

Misturar tudo e guardar em um frasco pequeno. Agitar antes de usar. Fazer em pequenas quantidades de cada vez, por se tratar de uma receita natural e sem conservantes. Evitar a exposição do sol e calor.


OBS: Consulte seu médico caso esteja grávida.

Receita adaptada do site DIY Natural.

10 comentários:

  1. Ei Eliana, tudo bem? =) Adorei a dica! São produtinhos assim que estão me deixando um pouco doida pra achar hehe Tipo aqueles lencinhos pra levar na bolsa, não encontro uma marca vegana =/ Gosto mais de usar sabonete liquido para lavar as mãos, mas acho meio caro ficar comprando os da granado... Vc sabe de alguma marca que seja vegana e venda tipo aqueles galões? hehe

    Outra dúvida, a marca carrefour não testa em animais, mas possuí produtos com ingredientes de origem animal, certo?

    bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Letícia!
      Obrigada! :)
      Eu te respondi sobre os lencinhos recentemente, mas acho que vc não viu. Eu descobri uns da marca Belliz (Ricca): http://www.belliz.com.br/marcas/ricca/lencos-de-papel/79
      Quanto aos sabonetes líquidos grandes e baratos, não sei te dizer. Uso da Granado ou Phebo para lavar as mãos, mas vou pesquisar se tem algum de galão.

      O que acontece com a marca Carrefour é que eles colocam o nome em produtos de outras empresas. Eles mesmo não são uma indústria. Quanto aos testes e a composição, você tem que enviar mensagem aos SACs de cada uma. Os sabonetes do Carrefour por exemplo, contém sebo bovino, já as pastas de dente, são veganas.
      Beijos

      Excluir
    2. Ah, desculpa, não vi mesmo não, mas muito obrigada! Fui hoje no carrefour e não encontrei essa marca de lenços, mas tinha da marca carrefour, será são testados? Vou procurar de qual empresa é e ver se consigo achar alguma coisa...

      bjos!

      Excluir
  2. Onde posso encontrar esses ingredientes para fazer o gel?
    Vende online?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei nessas lojas:
      http://www.engenhariadasessencias.com.br/
      http://matriznatural.com.br/
      http://www.sabaoeglicerina.com.br/
      http://www.natue.com.br/

      Excluir
  3. Achei que estivesse sobrando até glicerina demais da fabricação de biodiesel e as empresas agora estivessem usando só glicerina vegetal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é porque sobra glicerina da fabricação de biodiesel que a glicerina de origem animal proveniente de abatedouros caiu automaticamente em desuso...

      Excluir
  4. Estou pesquisando receitas de álcool gel antisséptico para fazer em grupos de mulheres. As receitas são basicamente iguais: álcool gel, babosa, às vezes algum óleo essencial (geralmente melaleuca). O problema é achar o álcool em gel com concentração alta (99%) para, após diluído com babosa, ficar com 70% de concentração etílica. Agora vi na tua receita que tu usou o 70% (beeem mais fácil de achar). Com a mistura dos ingredientes, o álcool deixa de ser 70%, que seria a concentração ideal para assepsia, como indica o próprio quadro no texto. O teu álcool não deixaria de ser eficaz, por ter menor concentração etílica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caroline, por favor leia o 4º parágrafo onde citei sobre o óleo de melaleuca.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.