quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Receita DIY: Spray anti-frizz vegano


Essa época de chuva é terrível para deixar o cabelo à la Capitão Caverna style! Os óleos vegetais podem tirar o frizz de certos cabelos, mas comigo qualquer gotinha de óleo usada nas pontas deixa o cabelo todo ensebado, parecendo que eu fritei batata o dia inteiro, mesmo tendo o cabelo ressecado na metade para baixo.

A forma que eu encontrei para diminuir o frizz de maneira totalmente natural, sem silicone e sem engordurar foi usar óleo vegetal puro diluído no cabelo. Segue a receita:

- 8 partes de água filtrada (ou a proporção que funcionar melhor para o seu tipo de cabelo)
- 1 parte de óleo puro (ex.: argan, jojoba, abacate, pracaxi, azeite, linhaça etc)
- gotinhas de óleo essencial de lavanda ou perfume para neutralizar o cheiro de óleo.
- 1 garrafinha com tampa de spray (se for de cor âmbar, melhor)

Agitar bem sempre antes de usar. Manter fora da luz solar.
Dou umas borrifadas no cabelo inteiro (seco ou molhado) antes de sair de casa ou sempre que achar necessário. O cabelo fica mais macio e brilhoso, as pontas ficam seladas e o frizz diminui muito!


Na minha mistura eu usei óleo de pracaxi e argan da Cativa (que infelizmente não funcionou como finalizador pra mim, tanto pelo cheiro que é uó, quanto por deixar oleoso demais), óleo de abacate da Força da Terra e gotinhas de óleo essencial de lavanda.

18 comentários:

  1. Oi Eliana!

    Não sei como é com outros tipos de cabelo, mas no meu, se eu molho com água fica com mais frizz ainda. Será que a mistura água + óleo vegetal também serve pra diminuir o frizz em cabelo cacheado? Comprei um anti-frizz da Giovanni, mas com essa bagunça de enxoval nem sei onde o guardei. Nem cheguei a testá-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi,
      Acho que a água funciona como um "veículo" para pulverizar os óleos. A água seca e o óleo fica, só que em menor quantidade que se aplicássemos diretamente. Acho que cada cabelo é uma sentença, aí é só experimentando mesmo! Geralmente os produtos da Giovanni são de qualidade. Tudo que eu testei deles, amei!

      Excluir
  2. Amei a receitinha, vou tentar!
    vem conferir no blog as novidades!
    Já conhecem as lindas camisetas e bolsas do estilista Jefferson Kulig? Então vem conferir no blog! Estilo inspirado na natureza
    http://vivaverdevivabem.blogspot.com.br/2013/11/moda-e-tendencia-natureza-com-estilo-by.html

    ResponderExcluir
  3. Estava com saudade do DIY! O de hoje foi especial, pois meu cabelo também é mega oleoso e adora arrepiar. Tentei usar somente uma microgota de Pracaxi, mas não rolou. Essa sua receitinha promete e vou preparar já no fim de semana! E aproveitando, Eliana, você tem alguma ideia do que usar no cabelo para proteger do cloro da piscina (além da touca de silicone)? Perguntei para uma amiga do lookaholic e ela sugeriu óleo de coco. Então estou usando, e espero que funcione a longo prazo...Obrigada, um grande abraço! Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda,
      Que bom que gostou.
      Depois me conta se deu certo!
      Eu fiz natação durante anos e sempre usei o Yamasterol (é vegano) para proteger contra o cloro, além de usar touca. Nunca usei o óleo de coco para nadar, mas acho que ele deve proteger também.
      Beijos

      Excluir
    2. O Yamasterol realmente é uma boa ideia, obrigada Eliana!

      Excluir
  4. Ah, adorei!!! Vi óleo de abacate da BioEssencia numca loja aqui perto de casa, mas nem comprei.
    Pronto, ja achei um motivo, além disso da pra usar na umectaçao!! hehe Só to pensando com o que posso substituir o oleo essencial, que nesse caso eu compraria SÓ pra fazer o DIY.
    Mas adorei a dica!!

    bjs!
    www.blogeuquefiz.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa,
      Que bom que gostou da dica, depois me conta se gostou!
      Eu uso um óleo essencial para disfarçar o cheiro de óleo de pracaxi, que lembra o de linhaça (horrível). Mas o óleo de abacate não tem cheiro ruim. Mas caso queira, pode usar umas borrifadas de perfume mesmo. O álcool do perfume tende a ressecar o cabelo, mas misturado no óleo, não tem mais esse problema.
      Beijos

      Excluir
  5. Oi Eliana, tudo bem?

    Muito obrigada pelos seus comentários lá no blog, principalmente pela correção (com toda a educação do mundo, adorei) no post sobre as marcas que testam em animais. Já editei lá!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natasha!
      Essas listas são mesmo confusas!
      Beijos

      Excluir
  6. Olá, Eliana! Tudo bom?

    Amei o Capitão caverna style!!huahauahaua
    Estou precisando mesmo de um produto anti frizz,viu...estou ficando neste estilo!rs

    Em relação a sua pergunta sobre produtos kiko lá no meu blog:

    Eu sei que vende aqui: http://www.canelaemel.com.br/

    pode encomendar aqui: https://www.facebook.com/pages/Vendo-Make-Up-Acess%C3%B3rios/346634078686671

    e aqui: http://blueandmore.blogspot.com.br/p/shop.html


    BjoBjo e ótima semana!
    www.vemqueeuteconto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lívia,
      Muito obrigada pela dica! Não estava conseguindo achar e esse site parece ser ótimo! :D
      Beijos

      Excluir
  7. Desculpe,mas o que é "oito partes de água filtrada" e "uma parte de óleo puro"? Como posso saber qual é a quantia exata?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oito partes de água para uma parte de óleo é a proporção. Por exemplo: se vc coloca 100 ml de água, então vai colocar aproximadamente 100/8 = 13 ml de óleo. Se não tiver medidor, pode fazer com colher mesmo: 8 colheres de água pra 1 de óleo. Pode até fazer no olhômetro. E essa proporção varia de cabelo pra cabelo. Se o seu for bem ressecado, pode aumentar a quantidade de óleo.

      Excluir
  8. Eu já ouvi falar que soro fisiológico misturado com água ajuda no frizz também. Alguém já testou?

    ResponderExcluir