Receita DIY: Esfoliante corporal refrescante de menta

 

O óleo essencial de hortelã-pimenta (conhecido também por Menta piperita) tem várias propriedades além do cheiro delicioso de menta. No corpo ele tem sensação refrescante, ajuda a ativar a circulação sanguínea e a dar mais ânimo. É também descongestionante nasal e desodorizante.

Existem vários produtos caseiros com poder abrasivo que conseguem fazer boa esfoliação, como açúcar, café, fubá, aveia etc. O açúcar é o meu preferido para o corpo.

Os ingredientes para o esfoliante corporal de menta que eu fiz são:

- 2 partes de açúcar branco, de preferência orgânico. O açúcar demerara e o mascavo não são tão bons esfoliantes, mas também podem ser usados.
- 1 parte de óleo de coco (ou amêndoas)
- 10-15 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta (peppermint) para 200g de esfoliante
- 5 gotas de essência de baunilha (opcional)

Misturar todos os ingredientes em um pote de vidro ou plástico com tampa e guardar em local sem luminosidade do sol.

Não deixar entrar em contato com olhos e mucosas.


15 comentários:

  1. Oi Eliana! Que legal, ótima idéia mesmo ;)
    Pq convenhamos, tem empresa que pede caríssimo num esfoliante corporal que podemos facilmente fazer em casa e ser tão bom quanto ou até melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jess,
      É sim, eu raramente compro esfoliante corporal por isso. Não compensa e é mais legal fazer em casa! :D

      Excluir
  2. Nossa adorei essa receitinha, adoro esfoliante! bjo

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela receita, Eliana, compensa mais fazer esfoliante corporal em casa, do que comprar um pronto da Ikove, que considero muito caro. Ótima receita!

    Um abraço! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juubs,
      A maioria dos esfoliantes são mesmo muito caros e não compensa. E também eu acho divertido fazer esfoliantes caseiros!!
      Beijos

      Excluir
  4. Eliana, obrigada pela receita! Já a anotei aqui, vou fazer durante as férias quando terei tempo para comprar os ingredientes :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maura,
      Que bom que vai testar! Depois me fala se gostou! O legal é que dá pra colocar o cheiro que preferir!
      Beijos

      Excluir
  5. Tem sorteio lá no blog, de uma linda camiseta by Jefferson Kulig! beijos
    www.vivaverdevivabem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ai que legaal!!! Vou fazer!!! To com um aqui em casa, mas não gosto muito dele.... entãoquando acabar vou passar a fazer em casa em pequenas quantidades, assim sempre tenho um com aroma diferente!!

    bjs!
    http://blogeuquefiz.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, que bom que gostou!
      O cheiro dele é simplesmente maravilhoso e dá pra colocar o óleo essencial que vc quiser (baunilha, lavanda, laranja limão etc).
      Beijos

      Excluir
  7. Conheci teu blog hoje, tô adorando!
    Me tira uma dúvida: quanto tempo você acha que esse esfoliante dura sem estragar? Oui é pra usar na hora mesmo?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dalvania,
      Fico feliz que esteja gostando!
      Olha, tenho usado esse que eu fiz desde novembro e o cheiro continua ok. Não acho que estraga rápido não. O óleo essencial de peppermint age como preservativo e antibacteriano.
      Beijos

      Excluir
  8. Eu fiz! Ficou ótimo! :) Acabo de usar .... :)

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.