sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Resenha: Hidrolato de Tea Tree da Herbia para peles oleosas e/ou acneicas


Descobri há pouco tempo o que é o hidrolato e vou explicar rapidamente aqui para quem se interessa por produtos naturais e orgânicos. Hidrolatos (também chamados de hydrosol, essential water, herbal distilate ou floral water em inglês) são subprodutos da produção de óleos essenciais obtidos através da destilação de plantas aromáticas.

Geralmente o pH dos hidrolatos varia de 5 a 6, fazendo com que possam ser usados diretamente na pele, como tônicos faciais, misturados em argila para máscaras, spray corporal etc. Os óleos essenciais quando aplicados diretamente na pele podem causar irritação por terem alta concentração. No entanto, o hidrolato possui as mesmas características dos óleos essenciais, mas com baixa concentração.

O tea tree (Melaleuca alternifoliaé especialmente indicado para peles oleosas e/ou acneicas. Vários estudos científicos indicaram o tea tree como uma alternativa ao benzoyl peroxide (um ácido eficaz contra acne). Alguns estudos a respeito das propriedades do OE de tea tree na pele são: esse, esse, esse e esse. Uma das vantagens é que o tea tree não provoca os efeitos colaterais que esses ácidos geralmente provocam (irritação, vermelhidão, descamação e ressecamento excessivo da pele). É uma alternativa mais natural e cruelty free (infelizmente esses ácidos em gel para acne são medicamentos e pertencem à laboratórios que testam em animais). Acho válido investir em alternativas naturais - e muitas delas são eficazes - quando se quer evitar cosméticos não-veganos. 

* Observação: alguns óleos essenciais são contra-indicados em casos de: alergia, gravidez, pressão alta, epilepsia, ferimentos abertos, diabetes, erupções cutâneas.



As formas de uso que eu experimentei até agora foram:

- Como solução na máscara de argila verde



Misturo 1 colher de argila verde com 1 colher de hidrolato mais 1 colher de água ou chá pronto.
Ambos ajudam na cicatrização de espinhas, diminuição de cravos, ativar a circulação e remoção de oleosidade. Deixo a máscara agir por 10-15 minutos e enxáguo. É importante hidratar bem a pele em seguida.

- Como tônico adstringente
Não borrifo na pele, mas em um algodãozinho. Achei que borrifar diretamente irrita um pouco a pele. Não é tão eficaz em remover resíduos de maquiagem ou sujeira na pele, mas remove oleosidade. Aplico ao acordar. Também misturei no meu tônico caseiro e ficou maravilhoso!! Gostei tanto que nem quero usar outro. Ah, e usar geladinho é excelente para fechar os poros. Receita nesse post.

- Spray para desodorizar os pés
O tea tree tem ação bactericida e fungicida. Por essa razão eu aplico depois do banho com os pés limpos e evito proliferação de fungos e bactérias.

- Secativo de espinhas
Olhando a composição de alguns secativos naturais de espinhas, vi que o OE de tea tree era o agente principal deles junto com a lavanda. A vantagem dele é que não provoca ressecamento em volta da pele como o ácido salicílico, por exemplo.
Apesar de poder usar o óleo essencial de tea tree na região da espinha com uma haste de algodão, o hidrolato é uma alternativa mais suave para quem tem pele sensível e também ajuda a cicatrizar. Eu não tenho problemas com o OE, então eu ainda prefiro usá-lo quando tenho alguma inflamação/espinha.

O hidrolato da Herbia custa R$22,90 no site da Herbia.

A assessoria da Herbia me enviou o hidrolato para teste. A resenha foi feita baseada na minha opinião sincera e o resultado na minha pele. O resultado pode variar de acordo com o tipo de pele de cada um. 


14 comentários:

  1. Não tenho a pele oleosa nem com tendência à acne, mas adorei a dica para recomendar para quem tem! beijos
    Viva verde, Viva bem! Visite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cibele, existem também hidrolatos para outros tipos de pele. Acho que ficou faltando explicar sobre os outros, né?

      Excluir
  2. Oi Eliana! Gostei muito desse produto, achei incrivel ele servir pros pés tambem!
    Quando o meu hidrolato de lavanda acabar eu posso tentar esse (:

    bjs
    www.blogeuquefiz.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa,
      O de lavanda deve ser super cheiroso, fiquei com vontade de experimentar ele também!
      :)

      Excluir
  3. Será que serviria como desodorante?

    ResponderExcluir
  4. Eu estou estudando e estudando muuuito sobre uma forma mais natural de cuidar da pele, tenho acne aquela intermediária entre a que a maioria das mulheres adultas tem e a mais severa.
    Mas sou muito sismada sabe? esse negócio de ficar me entupindo de remédios ou usando produtos tópicos igualmente perigosos não me agrada nenhum pouco, tipo a vida toda agredindo meu corpo.
    Estou negociando com minha consciência kkk optar por ter uma pele mais ou menos kkk porém um organismo saudável.

    Amei as dicas.

    Então posso usar o OE de tea tree direto na espinha como secativo desde que use com cuidado só nela?

    O hidrolato de tea tree eu posso usar como manutenção é isso, todos dias pela manha e a noite ou vc recomenda apenas uma vez ao dia?

    e a mascara de argila vc faz com que frequência?

    Você sabe de algum produto natural que clareie a pele° claro que nada que vá clarear muuuuito mas pelo menos ajudar.

    Desculpe o batalhão de perguntas? é que estou tentando montar uma rotina de cuidados

    Izabel Soraia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Izabel,
      Minha pele melhorou muito depois que eu comecei a simplificar os produtos que tenho usado. Meu bolso também agradece!
      Pode usar sim OE de tea tree na espinha. Se achar que sua pele é muito sensível, o hidrolato é mais suave e também funciona, pode usar todos os dias como tônico, misturado ao tônico e na máscara de argila. Faço a máscara 2x por semana geralmente, mas depende do estado da pele. Tem semanas que eu faço 3x e em outras nenhuma!
      A vitamina C clareia a pele e eu estou amando os resultados!! Depois dá uma olhada nesse post: http://belezavegan.blogspot.com.br/2014/04/diy-receita-de-serum-anti-rugas-caseiro.html

      Pode investir em óleo de jojoba, óleo essencial de tea tree, lavanda e hortelã, que vc não vai se arrepender! Já usei tantos produtos caros da Clinique, Avène etc e nada adiantou. Pode ser coincidência, mas a minha pele nunca esteve tão boa como agora.

      Excluir
    2. Muito obrigada pela atenção, vou ver direitinho o que vc falou.
      Eu também já gastei tanto mas tanto para ter resultados mínimos que dá até tristeza.


      Izabel Soraia

      Excluir
    3. Depois me conta o que está fazendo e se está dando certo!

      Excluir
    4. Voltei depois de taaaanto tempo, mas achei legal vir aqui e dar um retorno, e principalmente para agradecer.
      Estou usando o hidrolato já tem muito tempo, muito mesmo, comecei a usar logo depois do comentário que fiz ai acima.
      E nossa! não tenho nem como agradecer, primeiro que o produto é muito econômico, estou usando todos os dias e o vidro já até me cansou kkkkkk
      Eu borrifo direto na pele e dou uma leve batidinha com os dedos, apenas para o produto não escorrer, em mim ele se mostrou suave então não tenho problema de aplicar direto na pele, ajuda a prevenir acne de verdade, quando raramente surge alguma ele é com certeza o melhor secativo, muito superior a secativos farmacêuticos e o melhor ele não gera aquele pânico de manchar a pele ou ficar ardendo e vermelha, parece que não apliquei nada.
      Eu não tinha atinado que ele funciona como um tônico, até porque eu nunca me liguei muito para entender como funciona essa coisa de tônico (se puder me falar em que essa etapa ajuda, ficarei grata)
      A mascara de argila eu uso bem esporadicamente, porque a pele tem estado bem controla.
      No momento eu estou em busca de algo hidratante, pois como sempre tive acne, sempre corri dessa etapa, mas hoje sei que é importante. No momento estou usando um que não vou indicar aqui pois não é vegan e também acho muito caro, então se vc tiver algum para indicar seria legal ;)
      Mais uma vez muuuito obrigada, eu realmente conheci este produto por sua causa, e sou muito grata ;)

      Izabel Soraia

      Excluir
  5. Eliana, eu comprei um hidrolato de tea tree da Herbia tb! mas a embalagem é diferente,branquinha. Mas então, o cheirinho dele é meio "peculiar", é isso mesmo ? não me incomodo com cheiros não, só quero garantir que não veio "ruim" hahaha. beijoca!

    ResponderExcluir