Resenha do livro: "Virei Vegetariano e agora?" do Eric Slywitch


Quem está pensando em virar vegetariano ou está no início da transição do vegetarianismo para o veganismo, deve estar cheio de dúvidas e incertezas. Para essas pessoas, eu recomendo muito esse livro, que é como um guia. Acredito que a maioria das dúvidas que um iniciante pode ter será sanada no livro do Eric Slywitch. 

Para quem não conhece, o Eric Slywitch é um médico especializado em nutrologia e nutrição vegetariana. Ele também escreve sobre nutrição mensalmente na Revista Vegetarianos. Quem já leu esses artigos e os acompanha a cada mês na revista vira fã do cara.

O "Virei Vegetariano e Agora?" aborda de forma muito didática um pouco de tudo relacionado ao vegetarianismo. O livro começa explicando a diferença entre as dietas (vegetarianas, veganas, ovo-lacto etc), depois explica os motivos que levam à mudança na dieta e como lidar com a família que não é ou não pretende virar vegetariana. Dá dicas de nutrientes essenciais, exames médicos laboratoriais necessários (não somente a quem é vegetariano, mas a todos), questões de saúde, anemia, B12 e muito mais.

Tem uns planos alimentares muito bacanas!

O Eric faz uma abordagem muito interessante sobre nutrição, que é a sua especialidade, mas vai muito além de um livro de nutrição. O livro aborda questões sociais, sobre como lidar com pessoas não vegetarianas que convivemos, mitos e verdades, perguntas que nos questionam all the fucking time como: "e as proteínas???", "que radical!", "vai ficar anêmico", "os animais foram feitos pra isso", "soja deixa o homem afeminado, viu?" e mais outras pérolas.

Respostas para perguntas frequentes

Uma coisa que eu prezo muito no Eric é que ele baseia, de forma neutra, suas afirmações em referências científicas, e não em achismos ou em pseudo ciência. No final do livro encontram-se várias referências bibliográficas para quem quiser aprofundar mais no assunto. 



Vende em várias livrarias. Eu comprei esse no Mundo Verde há um tempinho. Custa em torno de 30 reais. 

10 comentários:

  1. kkkkkkk rolando de rir com "all the fucking time". Ninguém aguenta, afff

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha nossa fico muito nervosa! É difícil de controlar..
      Com o tempo a gente aprende a lidar com as perguntas e dar respostas prontas.
      Beijos

      Excluir
  2. Esse livro é muito bom, principalmente pra iniciantes! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim! Mas mesmo quem não é iniciante deveria ter, porque a gente sempre acha uma informação útil.
      Beijos

      Excluir
  3. Sou muito fã do Eric, acompanho muita coisa dele, mas nunca li o livro! Parece bem legal mesmo :)

    Também gosto muito dessa questão dele ter referências boas, científicas e tal. Dá um ar de seriedade que o veganismo precisa pra contra-argumentar essas questões irritantes que nos são bombardeadas.

    Usei muitos dos textos dele pra me justificar com ignorantes inclusive, principalmente o que fala da B12.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito legal, mesmo Jess! E é super simples de ler, ele escreve muito bem e de maneira didática.

      Eu também acho que os veganos precisam se basear mais em argumentos científicos para conseguir convencer as pessoas de que é perfeitamente viável.
      Por exemplo: não adianta dizer que não precisa suplementar B12, que tem B12 em algas etc, porque as evidências mostram que devemos sim, suplementar! E a absorção dos suplementos é válida, ao contrário do que muitos dizem.

      Excluir
  4. Poxa que lindo seu blog, infelizmente eu só passei 6 meses sem comer carne, minha imunidade que já não é boa baixou muito, e os nutricionistas que eu ia só falavam que eu deveria voltar a comer carne --".
    Amei seu blog,você é muito diva, beijos.
    http://divaspinup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Blyza!
      Que pena que vc voltou a comer carne. Talvez vc não soube fazer as devidas substituições. Não que a gente seja obrigado a saber fazer, mas um nutricionista deveria ter te indicado alimentos vegetarianos. A carne não aumenta a imunidade! Tenta ir em um nutrólogo renomado.
      Amo estilo pin up e achei legal ter inspirações!
      Beijos

      Excluir
  5. Estou vasculhando cada canto do blog. Sou ovo lacto e já caminho para o vegetarianismo e veganismos, pois acredito que a junção será de uma unica vez. Tenho um livro muito bom para indicar chamado "comer animais" de Jonathan Safran Foer. Um livro que mostra a realidade do nosso mundo, que parar de comer carne vai muito além de não matar animais, o livro aborda vários ângulos da questão. Uma leitura que realmente vale muito a pena. Adorei o blog, bjssss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna,
      Espero que esteja gostando! :)
      Que bom que esteja a caminho do veganismo. Eu demorei um pouquinho a fazer a transição, mas cada um tem o seu tempo.
      Vou incluir esse livro na minha listinha. Já tinha ouvido falar e pareceu ser ótimo. Eu adoro ler sobre esse assunto! Obrigada pela dica.
      Beijos

      Excluir

Tecnologia do Blogger.