Receita DIY: Tônico vegano caseiro para peles oleosas


Estou usando há anos e amando esse tônico caseiro que eu fiz para pele mista ou oleosa, baseado em uma receita indicada por uma dermatologista. A pele fica limpa, refrescante, sequinha e cicatriza mais rapidamente cravos ou espinhas inflamadas.

Borrifo esse tônico em um algodãozinho ou toalhinha depois da limpeza da pele com sabonete, 2 vezes ao dia, para retirar oleosidade ou o resíduo de maquiagem que a limpeza não foi capaz de remover da pele. Depois hidrato a pele com um creme hidratante ou óleo de jojoba com aloe vera. Também é preciso usar um protetor solar durante o dia.

O vinagre de maçã e o chá verde agem como adstringentes e ajudam a reduzir a oleosidade e poros aparentes. Os óleos essenciais tem função antibacteriana, refrescam, melhoram a circulação e ajudam a diminuir a vermelhidão. Ajudam também a disfarçar o cheiro forte do vinagre (que eu não gosto).

Ingredientes:
  • 20 ml de água mineral ou filtrada. Para peles muito sensíveis, o suco/gel de aloe vera é uma excelente opção. Para peles problemáticas, use o chá verde no lugar da água.
  • 10 ml de vinagre de maçã.
  • 5 gotas de óleo essencial de melaleuca (tea tree).
  • 3 gotas de óleo essencial de hortelã (e/ou algum outro de sua preferência, como o Junípero, que é bom para peles oleosas)
Total: 30 ml.

Colocar em uma garrafinha com borrifador e manter em geladeira, se possível.

Guardei em um frasco escuro reutilizado. Caso não tenha, guarde em um frasco vazio de plástico ou vidro e use fita adesiva escura ao redor do frasco para evitar que a luz solar prejudique as propriedades dos óleos essenciais.

Fica a dica para as oleosas: super simples de fazer, barato e eficaz!

Onde comprar óleos essenciais:

- Loja e-Cosmetique (10% de desconto com o código BELEZAVEGANA)
- Loja Lar Natural

29 comentários:

  1. Ótima sugestão de receitinha Eliana! Outra opção também são os hidrolatos orgânicos de tea tree e lemongrass da Herbia. Você já conhece? Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vivian,
      Confesso que não conhecia os hidrolatos. Eles retiram resíduos de sujeira na pele também? A minha pele melhora muito quando uso óleo essencial de tea tree!
      Beijos

      Excluir
  2. São ótimos adstringentes e tônico para pele oleosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O lemongrass deve ter um cheiro delicioso! Amo chá de erva cidreira.

      Excluir
  3. Imagino que esse tônico funcione muito bem para peles com acne, pois a melaleuca tem poder cicatrizante também!

    My Holy Place Blog | Facebook | Comunidade no Google+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Néa, não tenho acne, mas tenho muitos cravinhos e poros abertos. O óleo essencial de melaleuca é excelente para cicatrizar mesmo, já que é antibacteriano. Depois que comecei a usar, senti uma melhora considerável na pele.

      Excluir
  4. Adorei a receita, vou tentar fazer! beijos
    vem conferir o blog www.vivaverdevivabem.blogspot.com e meu novo blog, conheça www.literalmentelivrosefilmes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta e depois conta se tiver dado certo!
      Muito legal seu novo blog!! Estou seguindo!
      Beijos

      Excluir
  5. Adoreei, tenho tudo em casa e quando chegar vou testar !
    Me tira uma dúvida, o frasco precisa ser escuro por causa dos óleos essenciais ?
    Obrigada !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz!
      Eu tenho usado ultimamente só o vinagre com água e óleos essenciais de tea tree e hortelã. O chá verde faz a duração dele diminuir bastante, apesar de ser bom pra pele. A minha pele melhorou MUITO com esse tônico de vinagre. Vale a pena tentar, além de ser super barato.
      Sim, o frasco escuro é por causa dos OEs! Mas se não tiver, é só guardar na gaveta.
      Beijos

      Excluir
  6. Parabéns pelo blog, Eliana! Bem informativo. Peguei umas dicas aqui e já tô ansiosa pra fazer.

    ResponderExcluir
  7. Oi querida, MT boa a dica é a receitinha, Vc acha que esse substitui bem os que compramos prontos? Pq assim ficaria mais fácil,acessível e os ingredientes podem ser aproveitados para outros fins também :) e queria também saber se Vc tem algum hidratante facial que recomende,para uso diário! Sei que pra peles oleosas é MT difícil:( obrigada. Beijoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna,

      Venho usando esse tônico desde a época do post e nada me convence a trocá-lo! Já cheguei a gastar um dinheirão com tônicos, mas esse pra mim foi o que mais deu certo.
      Comece misturando vinagre de maçã com água, se não incomodar com o cheiro. Depois se a sua pele acostumar, misture com o OE de tea tree e depois hortelã. E se ficar sensível, ao invés da água tente aloe vera em gel ou chá verde nessas proporções do post.

      Eu uso o 24 horas da Alva. Amo! Passo a noite e na manhã seguinte depois de lavar e tonificar não preciso usar hidratante facial nenhum, já que ele é super potente. Mas eu também recomendo o hidratante orgânico da Arte dos Aromas. Tem resenha aqui no blog. Ah, eu também costumo misturar argila branca no hidratante para sugar a oleosidade ao longo do dia. Veja se funciona com vc.

      Beijos.

      Excluir
    2. ah, mais uma vez obrigada ! Vou fazer o tônico e comprar o hidratante ! Adorei, já estou animada, e pelo que vc descreve no post acho que temos pele e cabelos parecidos, acho que tudo que vc faz vai dar certo pra mim ! haha, desculpe mais uma vez pelo comentário repetido ! um beijinho !!!

      Excluir
  8. Olá, tenho a pele bastante oleosa e vou testar o tônico. Gostaria de saber se é possível substituir o vinagre de maça pelo de limão (pois é o que eu tenho em casa). Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Nunca testei com o de limão!
      Mas o vinagre de maçã é super barato e fácil de encontrar.
      Tem quase 3 anos que eu só uso esse tônico e não troco por nada! :)

      Excluir
  9. Olá Eliane adoro o seu blog
    Vc lava o rosto, passa o tonico, o hidratante e depois passa o filtro solar? Nâo fica um pouco "melecado"? Pois depois ainda tem a maquiagem...
    Obrigada pela receita, vou fazer com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Não fica melecado porque eu uso o protetor solar matte da Ada Tina. Ele é bem sequinho, não fica melecado. Mas se o seu filtro solar é hidratante, não tem necessidade de usar um hidratante antes. E também depende da quantidade que vc passa. Se for bem pouquinho a pele absorve rapidamente e não pesa.
      Obs: Tem que usar protetor porque o vinagre pode manchar a pele se for exposta ao sol!

      Excluir
  10. Oi, gostaria de saber se o tônico precisa ficar em geladeira se for feito com água, pois pretendo fazer para levar na bolsa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não precisa guardar em geladeira, mas ele dura uns 7 dias fora da geladeira. Aí é só fazer em poucas quantidades de cada vez.

      Excluir
  11. Olá, gostaria de saber quanto tempo esse tônico dura (validade) mantendo-o na geladeira. Na versão com água e com chá verde. Adoro receitas naturais, mas fico bastante preocupada com validade. Obrigada e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessica,
      Não tem uma data de validade certa. Eu faço a receita a cada 10-15 dias aproximadamente. Faço bem pouquinho de cada vez (cerca de 30 ml). Mas se vc sentir um cheiro estranho antes, é só refazer.

      Excluir
  12. você faz com o vinagre orgânico ou os de mercado mesmo? os de mercado não agride muito a pele? sempre achei que sim... mas de qualquer forma curti a receita, vou fazer agora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o preço do orgânico está bom, faço com ele, mas também faço com o de mercado e não noto muita diferença não. Se vc achar que agride a pele, pode acrescentar gel de aloe vera.

      Excluir
  13. Oi Eliane,

    Muito obrigada pela dica, tenho a pele acneica e quero muito testar. Só tenho uma dúvida, você usa o tônico todos os dias? Eu fico meio apreensiva por conta do vinagre de maçã. Como é ácido fico com receio de usar todos os dias!

    Obrigada mais uma vez!
    Kamila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kamila,

      Como o vinagre não é concentrado, e sim diluído em água ou gel de aloe vera, não tem problema usar todo dia. Você pode testar começando dia sim, dia não e depois que adaptar passar a usar todo dia.
      Abraços

      Excluir
  14. Oi, o óleo essencial dilui em água e vinagre? Achei q era só em álcool ou óleo vegetal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, os óleos essenciais de tea tree, lavanda e hortelã diluem sim em vinagre. Antes de borrifar é bom agitar o frasco também.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.