Maravilhas do Óleo de Jojoba na Pele


Quando se tem pele oleosa ou mista é fácil pensar que no inverno a pele está seca, enquanto na verdade está desidratada. Ainda mais quando se usa os mesmos produtos matificantes usados no verão. A maquiagem fica horrível no rosto depois de usar tantos produtos que retiram a oleosidade natural da pele. Aparecem áreas craqueladas, repuxadas e ressecadas enquanto o nariz e testa estão reluzentes de óleo, além dos cravinhos e espinhas quem vem de brinde.

A boa notícia é que há pouco tempo descobri que o óleo puro de jojoba possui características similares ao óleo produzido naturalmente pela pele, além de ser um anti-inflamatório e antibacteriano natural, ou seja, evita a proliferação de bactérias que causam acne. Na verdade o óleo de jojoba é o óleo mais próximo ao produzido pela pele.

O que eu sempre perguntava era que se eu tacar mais óleo na pele, seria um estrago, os meus poros iriam obstruir e meu rosto encheria de cravos e espinhas. Mas o que as marcas de cosméticos anti acne não te contam é que nada disso irá acontecer! Diferente de óleos como o de coco ou de rosa mosqueta, por exemplo, o óleo de jojoba é indicado para peles oleosas e/ou acneicas. Ele age imitando o óleo produzido pelo organismo e impede que a pele produza mais óleo, fazendo o balanço ideal. Incrível, né?

Eu coloco uma gotinha na mão e massageio no rosto inteiro. Depois aplico maquiagem mineral por cima. A base em pó desliza maravilhosamente bem, aumenta a cobertura e ainda me dá um "glow" super natural. Em dias mais ensolarados passo um pó na zona T e o mais surpreendente é que a pele não fica super oleosa durante o dia. A pele fica muito hidratada, mas também não vou falar que fica opaca. Quem não quiser usar durante o dia, pode experimentar usar antes de dormir. Acredito que pelo poder de hidratação, deve retardar o aparecimento de rugas.

Dá para misturar com o hidratante sem problemas, ou mesmo usar como removedor de maquiagem. É ótimo também se acrescentar umas gotinhas de óleo essencial como lavanda ou tea tree.

A quantidade de cravos que apareciam frequentemente diminuiu consideravelmente e nenhuma espinha rebelde ousou aparecer também. Não tenha medo de usar se sua pele é oleosa ou mista. Pode ser que dê super certo. Na internet há vários depoimentos de pessoas que se adaptaram muito bem com esse óleo, assim como eu.

Qualquer marca de óleo de jojoba serve, o ideal é que seja puro, prensado a frio e de preferência orgânico, para garantir as propriedades.



As marcas de óleo de jojoba que eu conheço são:

- Terra Flor (R$33/30 ml)
- Sabão e Glicerina (R$23/100 ml)
- Laszlo (R$32/30 ml)
- Now Foods ($10/118 ml)
- Desert Essence ($10/118 ml)
- Alva (R$68/125ml)

21 comentários:

  1. Preciso experimentar. Bjos Celinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Celinha,
      Pelo menos em mim os resultados estão sendo ótimos!
      Beijos

      Excluir
  2. É, eu levei um choque quando eu descobri que podia passar óleo na minha pele!
    Criei coragem e comecei a passar o óleo de calêndula. Minha pele está ótima, nunca mais nasceu nem um cravinho, nada. E eu estava com problemas chatíssimos com acne. Eu li que o óleo de linhaça seria perfeito também para peles acneicas. Estou curiosa para experimentar.
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deise!
      Que bom que vc deu certo com óleos também!! Isso só comprova que alguns óleos são bons em peles mistas/oleosas, que não é muito divulgado por aí. Ainda não conheço os óleos de calêndula e linhaça. Espero testar em breve.
      Beijos

      Excluir
  3. Caramba! Nunca pensei que passar oleo de jojoba no rosto seria uma boa. Vou tentar. ;) Gostei do preço desse do Sabão e Glicerina. Será que é confiável?

    Beijo!

    (Tá linda a nova foto do perfil.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Melissa, obrigada! =)
      Então, a princípio passar óleo no rosto parecia uma ideia maluca!! rsrs
      Esse da Sabão e Glicerina é confiável, sim! Já fiz umas comprinhas lá e os produtos são de qualidade. Só comprei o da Terra Flor mais caro, pq eu achei em loja física e fui imediatista. Mas se fosse comprar hoje escolheria o da Sabão e Glicerina.
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Eliana!

    Também nunca imaginei que fosse bom passar algum tipo de óleo em pele oleosa, fico feliz que tenha dado certo. Você acredita que depois de tantos anos com a pele sequíssima, os hormônios loucos da gravidez estão deixando minha pele um pouquinho oleosa? Até produzi umas espinhas..haha. Mas nem vou passar nada pra parar, vou curtir um pouco minha pele assim, quem sabe ajuda a retardar as rugas...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi,
      Por incrível que pareça minha pele melhorou muito depois de usar óleo de jojoba. Recomendo demais.
      hahaha tá vendo como é péssimo ter pele oleosa? Por outro lado quem tem pele oleosa costuma ter menos rugas mesmo.
      Engraçado como que hormônios interferem, né?

      Excluir
    2. Oi Eliana!

      Que bom que sua pele melhorou. Sabe que nem to achando ruim minha pele ter ficado um pouco oleosa? Está bem pouco oleosa, melhor do que super seca como sempre foi. Vez ou outra aparece uma espinha, mas daquelas pequenas. Então acho que to no lucro. Com certeza quem tem pele oleosa tem menos rugas, em mim as malditas já dão sinal de vida. Realmente os hormônios interferem muito na pele, no cabelo e até no humor.

      Excluir
    3. Oi Vivi,
      Vai ver sua pele ficou normal agora! Nem me fale em hormônios! Eles interferem em tudo mesmo. Coitada da gente! Na tpm minha pele fica horrível. Nem tenho cólica nem nada, mas fico inchada e com a pele cheia de cravos e umas espinhas rebeldes.
      Pelo que ouço falar, os primeiros meses da gestação são mais chatos, depois melhora e já li relatos de pessoas que adoram a pele e cabelo durante a gravidez!

      Excluir
    4. Oi Eliana!

      Eu acho que é isso mesmo, agora minha pele ficou normal. Os hormônios são uma loucura mesmo, nem me fale em tpm, a gravidez tem muitos incômodos,mas só de não ter tpm já é legal demais...haha. Tem gente que tem mais cravos e espinhas na tpm mesmo, até eu que não sou de ter, só me aparecia às vezes alguma espinha na tpm. Os 3 primeiros meses de gestação são mais delicados mesmo, embora eu não possa reclamar. Praticamente não tive enjoos, não tive dor de cabeça, nem azia. Só fiquei com os peitos doloridos e inchados e com uma colicazinha chata por causa do útero se expandindo. Se toda mulher tivesse uma gravidez tão tranquila como a minha, a população dobraria...haha. Minha pele realmente melhorou bastante, mas meu cabelo ta horrível por causa do maldito shampoo de laranja da surya. É de longe o pior shampoo que já usei na vida, meu cabelo ta todo arrepiado e os cachos não estão se formando direito.Unft!

      Excluir
    5. Oi Vivi,
      Que bom que não está tendo enjoos! Enjoar é uma das piores sensações que existe! Eu sempre fico enjoada em viagens.
      Lembro que usei esse shampoo há uns 5 anos e achei horrível também. Meu cabelo ficou todo espigado. Nem a máscara da mesma linha salvava. O de morango não é tão bom, mas amava o cheiro.
      Tenho curiosidade em saber se o seu médico tá dando piti por causa do veganismo! E, é claro, a sua resposta pra ele. hehehe

      Excluir
  5. Eliana, o óleo de jojoba pode ser misturado com um óleo vegetal anti age, por exemplo, o de cereja? Ganhei óleo vegetal de cereja, ele é um pouco gorduroso e gostaria de mistura-lo com um óleo seco, para ajudar na absorção...
    Achei o óleo de jojoba da Terra flor caro... o da Alva tem um preço melhor, 125ml por 68 reais

    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juubs,
      Não sei te dizer! Óleo de cereja? Nossa, nunca ouvi falar, mas deve ser uma delícia? Qual é a marca? Vou pesquisar.
      Beijos

      Excluir
  6. Eu comprei um complexo capilar nutritan jojojba, será que é puro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ler os ingredientes no rótulo. Provavelmente ele tem silicone, algum conservante e outro tipo de óleo.

      Excluir
  7. Oi, tudo bem?

    Fiquei com uma dúvida quanto ao uso do óleo de jojoba: você escreveu que dá para misturar no hidratante ou no removedor de maquiagem e que o usa puro com uma gotinha para o rosto todo. Ele realmente rende tanto assim? Fiquei interessada em comprar, mas achei 30ml/100ml meio pouca quantidade de produto... E no caso de misturar com um óleo essencial, qual proporção você me indica para 100ml?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice, tudo bem e vc?
      Eu uso o óleo de jojoba como removedor de maquiagem mesmo, não misturo ele.
      E como hidratante, tenho usado o óleo de jojoba misturado com aloe vera em gel da Live Aloe. Ele não fica oleoso na pele e hidrata: http://belezavegan.blogspot.com.br/2014/07/diy-hidratante-facial-para-peles.html
      Ele rende bastante! Acho que 100 ml dura meses se for usado no rosto.

      Excluir
  8. Adorei sua dica, tenho a pele super oleosa e com muitos cravos e já testei todo tipo de produto. Estou fascinada pelos óleos vegetais e essenciais. Como posso misturar o óleo de jojoba com o de lavanda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janaina, eu também já sofri muito tentando exterminar cravos da minha pele. Uma coisa que tem me ajudado MUITO é usar tônico feito com vinagre, água filtrada, óleo essencial de hortelã e tea tree. O vinagre é excelente para pele, o óleo essencial de tea tree é bactericida e adstringente e o OE de hortelã ajuda na circulação e cicatrização. O OE de lavanda também é bom para pele, vc pode misturar 5 gotas para cada 30 ml de óleo de jojoba.

      Excluir
  9. Adorei sua dica! Tenho a pele muito oleosa e com cravos. Estou adorando os óleos vegetais e essenciais! Como posso usar o óleo de jojoba com o de lavanda?

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.