Dicas de Aplicação de Maquiagem Mineral


Muita gente desiste de usar maquiagem mineral por causa da bagunça gerada pelo processo e pela dificuldade de aplicar. Pessoalmente acho que a qualidade da maquiagem mineral vale a pena o esforço extra, principalmente porque tenho a tendência a ter cravos e espinhas, e a maquiagem mineral é ideal para quem tem esse tipo de problema.

Se comprada de marcas independentes e artesanais (as famosas "indie"), a maquiagem mineral tende a ser mais barata que a de marcas conhecidas, mesmo usando os mesmos ingredientes, com a vantagem de ainda poderem ser customizadas pelo cliente (em caso de pele sensível) e com uma gama de cores mais variada e às vezes com a mesma qualidade.


A grande maioria das maquiagens minerais são veganas, podendo conter em apenas algumas marcas e formulações seda, carmim etc. Geralmente a composição básica das bases minerais é: zinc oxide, titanium dioxide, mica, magnesium stearate, iron oxides. Algumas possuem mais aditivos como silica, argila e bismuto (Bismuth Oxychloride). Esse último pode causar alergia em peles mais sensíveis.

A seguir deixo umas dicas legais para quem está começando ou pretende usar maquiagens minerais.

Dica # 1: Não aplique sobre a pele seca

Maquiagem mineral é feita para trabalhar com a presença de oleosidade natural da pele para criar um acabamento e cobertura uniformes. Se a pele estiver seca, a maquiagem irá criar áreas flocadas, ressecadas e não uniformes. A cobertura não será uniforme, já que a maquiagem não terá como deslizar e ser absorvida pela pele. É importante usar um tônico após lavar o rosto, esfoliar e usar um bom hidratante. O uso de um primer facial também é interessante para criar mais aderência e fazer o pó deslizar com mais facilidade.

Dica # 2: Use uma base fixadora de sombras antes de aplicar sombra  

Pigmentos minerais aderem muito melhor nos olhos caso haja um primer cremoso ou fixador de sombras aplicado embaixo. Além do primer é interessante fazer bases cremosas com lápis de olho, sombra cremosa ou mesmo sombra misturada com um fluido siliconado (os mesmos usados em reparadores de pontas). A Lorena do Veganices Femininas explica como fazer uma base de sombras caseira nesse vídeo. Lembre-se que base escura intensifica e escurece a sombra, base clara brilhosa, ilumina e dá dimensão à sombra que for aplicada por cima, dando com isso, várias possibilidades de cores.

Dica # 3: Umedeça o pincel para maior intensidade da cor

Antes de aplicar a sombra mineral, umedeça o pincel ou misture a sombra com umas gotinhas de água na tampinha da sombra até formar uma laminha uniforme. Esse processo garante maior duração e intensidade da cor. Caso queira ainda maior intensidade e maior duração, use também água misturada com glicerina vegetal.

Dica # 4: Use os pincéis de maquiagem específicos para cada aplicação

Para os pigmentos de sombra em pó solto: use um pincel achatado, fino e reto quando aplicar sombra na pálbebra. Esse pincel evita que caia sombra no rosto. Um pincel de corretivo é uma boa. Para o côncavo, use também pincéis sintéticos macios e fofos e sempre retire o excesso de pó antes de aplicar.

Base mineral: se quer somente uma cobertura leve, um kabuki largo irá ajudar a atingir uma pele uniforme (gosto dos kabukis de cerdas redondinhas da EcoTools). Caso queira uma cobertura mais alta, use um pincel denso com cerdas retas e planas (flat top). A Belliz, a E.L.F, a Real Techniques e a Everyday Minerals possuem esse tipo de pincel que funciona muito bem. É imprescindível aplicar como se estivesse polindo ou lustrando a pele com movimentos circulares.

 

Blush/bronzeador: é a aplicação mais difícil. Os blushes minerais tendem a ser os mais pigmentados e só um pouquinho já garante cor intensa. A dica é ir aplicando e construindo a cor de pouquinho em pouquinho. Utilize um pincel grande e fofo, de preferência angular. Para contorno do rosto, prefiro os mais pontudos e finos. Caso tenha exagerado na aplicação, use um kabuki para espalhar a cor.


Dica # 5: Borrife a pele com um fixador de maquiagem, tônico ou água termal sobre a pele para ficar com menos aparência de pó na pele

Caso ache que a maquiagem está com aparência de muito pó (como a de pó de arroz), experimente borrifar de leve um fixador de maquiagem, tônico, hidrolato ou água termal em spray sobre a pele. Isso faz com que a pele fique mais "fresca", natural e viçosa e ajuda a maquiagem durar mais. Durante o dia, reaplique caso veja necessidade de refrescar e renovar o viço ao invés retocar a maquiagem.


Nesse link, a Marina do 2Beauty fez um tutorial bacana de como usar make mineral. Vale a pena conferir.

As marcas de maquiagem mineral que eu já usei, recomendo e que entregam no Brasil são:

- Everyday Minerals (vende no iherb.com que entrega no Brasil)
- Signature Minerals (possuem sistema de amostras grátis)
- Bare Minerals (dá pra comprar na Sephora. Não testa em animais mas pertence à Shiseido)
- E.L.F (dá pra comprar pelo site Beautyjoint.com)

As marcas nacionais que oferecem maquiagem mineral (nunca usei) são:

- Contém 1g (mas os pincéis que vem junto com a base não são sintéticos)
- Bioart

2 comentários:

Tecnologia do Blogger.