O que é Lanolina


Um dos ingredientes derivados de animais mais usados na indústria de cosméticos é a lanolina ou "lanolin" e "wool wax" em inglês. É muito encontrado em batons, cremes hidratantes, sabonetes, amaciantes de roupas, maquiagem em geral, cremes e remédios dermatológicos, podendo também ser usada para polimento de calçados, devido à sua propriedade hidratante. É também chamado de gordura de lã ou cera de lã.

Esta gordura de lã é um resíduo obtido na lavagem da lã do carneiro, onde a lã é direcionada aos lanifícios e o subproduto (graxa) é utilizado na produção de Lanolina.

Para aumentar o lucro, cientistas têm criado espécies de ovelhas que têm lã em excesso. Isso faz com que muitas ovelhas morram de calor no verão, enquanto outras morrem de frio no inverno depois de terem sua lã extraída.

Muita gente acredita que a lã e a lanolina são produtos "cruelty free" por achar que o carneiro não foi morto, apenas tosado para "aliviar" o peso do pelo. No entanto, infelizmente este não é o caso. Os carneiros são abatidos para virarem carne e a lanolina é um produto oriundo da indústria de carne de carneiro. Ou seja, comprar lanolina de pecuaristas é financiar a atividade pecuária.

Não caia naquela velha conversa de que ovelhas precisam ser tosadas ou de que os animais não sofrem desconforto nem dor durante a tosa, que são criados e tratados com amor e carinho.


É só dar uma checada em fotos de tosa e em vídeos como esse que a cantora Pink apresentou para a PETA. Depois me diga se esses animais parecem confortáveis e sem dor. A indústria da lã, como qualquer outra indústria que envolve animais, tortura e causa desespero, ansiedade e dor. Isso é escravidão! Leia sempre a lista de ingredientes e rótulos dos produtos que você for comprar, e se você vir a palavra LANOLINA, não compre! Há inúmeras alternativas de cosméticos por aí.

Vídeo da Pink sobre lã:
http://www.youtube.com/watch?v=2oiRbWnWYko


Algumas alternativas hidratantes para a lanolina: 

- Aloe Vera (babosa)
- Glicerina vegetal
- Óleos e ceras vegetais (soja, uva, coco, palma, candelilla wax etc)
- Triethanolamine
- Potassium Carbonate
- Óleo Mineral
- Manteiga de Karite
- Panthenol

Fontes: ehow.com, pea.org.br

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Infelizmente há crueldade onde não imaginamos... O lado bom é que temos alternativas éticas e muitas pessoas estão começando a substituí-las.

      Excluir
  2. Oi Eliana! Você conhece algum tecido que possa substituir a lã para tricot?

    ResponderExcluir
  3. Tira o óleo mineral da lista. Não é hidratante, só é seboso, não oferece nenhum nutriente ou propriedade hidratante.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.